Instituição de ensino corporativa acumula marca após sete anos de atuação e pode chegar a 10 mil profissionais capacitados este ano
A Universidade Corporativa Jiva, instituição pertencente à Jiva, companhia especializada em sistemas de gestão para pequenas empresas, alcançou em 2014 a marca de 8 mil profissionais treinados e capacitados. A universidade foi criada em 2008 com o objetivo de atender à demanda do mercado por profissionais especializados em gestão de negócios, com foco em conceitos de administração e melhorias de processos com uso de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP).
Instalada em Uberlândia (MG), a Universidade oferece aulas presenciais para funcionários e clientes da Jiva e diversos cursos à distância, abertos também a interessados em se profissionalizar no mercado de gestão empresarial. Controle de Varejo, Gestão Contábil e Fiscal, Gestão da Produção, Gestão de Compras, Gestão Financeira, Gestão de Vendas e Conceitos Gerais de Nota Fiscal Eletrônica, entre outros, estão entre as disciplinas oferecidas.
Segundo Jane Boaventura, gerente da Universidade Corporativa Jiva, a busca por formação vem crescendo não apenas entre os funcionários da companhia, mas também entre profissionais que trabalham nos clientes da Jiva. “Internamente, o crescimento vem de nossa expansão. Treinamos todos os colaboradores que vão trabalhar nas franquias Jiva em todo o Brasil”, explica. Aqui, o processo é de formação intensiva, onde o colaborador fica por 60 dias em treinamento antes de ter contato com os clientes.
Na formação de profissionais externos, Jane lembra que uma das premissas da Jiva é trabalhar com a multiplicação do conhecimento. “Nossa meta é capacitar os clientes para que eles utilizem nossa solução em sua totalidade, usufruindo de todos os seus benefícios”, diz. A executiva ressalta que a maioria dos clientes da companhia opta por treinar seus colaboradores utilizando os cursos à distância e os treinamentos online oferecidos pela universidade.
E a demanda por novas habilidades é crescente. Somente em 2014 a Universidade Corporativa Jiva criou 45 novos cursos, abordando desde conteúdos mais técnicos – como instalação de banco de dados, até cursos com foco maior em processos de negócio. “Aqui temos cursos bem específicos, como práticas em gestão no segmento de distribuição, no segmento varejista e como acompanhar a evolução do negócio utilizando a solução Jiva”, ressalta, lembrando que hoje a universidade tem, ao todo, 792 cursos disponíveis.
Com este modelo, a instituição corporativa tem treinado e capacitado mais de mil profissionais todos os anos. Em 2013 foram 1.149 alunos e, no ano passado, 1.850, o que representou um crescimento de mais de 60%. “Se mantivermos esta média, este ano vamos ultrapassar a marca de 10 mil alunos treinados. Até aqui, treinamos e capacitamos 8.840 profissionais, o que é uma marca e tanto para uma iniciativa corporativas de apenas sete anos”, conclui.