14.8 C
São Paulo
27 de setembro de 2025

Sultanato de Omã adota registro nacional unificado

A Gemalto anuncia que a Polícia Real do Omã está implementando o seu Sistema de Gestão de Documentos Coesys, visando criar uma infraestrutura unificada de registro dos documentos de identidade do Sultanato.

Inicialmente, o novo sistema será aplicado ao bem estabelecido sistema de documento de identidade eletrônico (eID) do Omã, bem como ao sistema de passaporte eletrônico (ePassport), lançado oficialmente em janeiro deste ano, ambos fornecidos pela Gemalto. O emparelhamento dos dois documentos tornará mais rápido o processo de registro, proporcionando benefícios consideráveis tanto para a Polícia Real de Omã, quanto para os seus cidadãos.

Para solicitar o novo ePassport, os cidadãos de Omã não precisam passar por todo o procedimento de inscrição, uma vez que os dados pessoais fornecidos para o eID já ficam armazenados no registro nacional e podem ser reutilizados. A referência cruzada entre o eIDs e o ePassports adiciona uma camada extra de segurança e reforça a colaboração com as autoridades internacionais.

“Tendo implantado com êxito alguns dos principais programas nacionais em Omã, a Gemalto estava posicionada de forma única para a criação de uma solução unificada para eles”, afirma o Major General Sulaiman Al-Harthy, Inspetor Geral Assistente da Polícia Real de Omã. “Este novo projeto estende nossa relação comercial de longa data com a Gemalto, iniciada em 2002, acrescentando uma dimensão de ‘soluções e serviços completos’.”

“Esta nova implantação reflete o compromisso total do país com oferecer os benefícios da TI moderna na esfera pública”, acrescenta Hisham Surakhi, vice-presidente sênior de Programas Governamentais para o Oriente Médio da Gemalto. “O lançamento do ePassport também poderia ser um trampolim para futuras soluções inovadoras, tais como a gestão eletrônica de fronteiras e o eGates.”