22 de dezembro de 2024

Distribuidora Progresso reforça inteligência de mercado

Visando a continuidade na evolução do negócio, a Progresso – distribuidora de produtos alimentícios que atende cerca de 3.500 clientes espalhados em 88 municípios do estado de Matos Grosso – percebeu em 2013 a necessidade de implantar um sistema de gestão capaz de atender as suas perspectivas de crescimento. A partir de constantes indicações de parceiros e o contato com uma tecnologia que apresentava funcionalidades à frente de suas reais demandas, a empresa conheceu e apostou no ERP da Jiva, especializada em soluções de gestão para pequenas empresas. 

De acordo com Alex de Freitas Lima, gerente administrativo da Progresso, a solução da Jiva foi providencial para a empresa traçar novos rumos no mercado e amadurecer os processos de gestão. “A partir da Jiva, amadurecemos nossos processos, pois o sistema nos fornece dados estratégicos que facilitam nossa tomada de decisão, o que permitiu triplicar a capacidade da área de armazenagem e agregar novas marcas para distribuirmos”, analisa o executivo, lembrando que a escolha pela solução da Jiva foi fácil. “Já conhecíamos o desempenho da ferramenta em outras empresas do mesmo segmento e isso nos transmitiu segurança na hora de fechar o projeto”.

 

Com o sistema em plena atividade, a Progresso passou a notar constantes benefícios nos processos corporativos. “O faturamento ficou mais rápido e confiável, agilizando a entrega e aumentando o giro de produtos nos clientes”, diz Lima, argumentando que a simplificação trazida pelo sistema trouxe a eliminação de retrabalhos realizados por uma mesma equipe de colaboradores. “Agora, com a confiabilidade nas informações, o faturamento é mais rápido e a emissão de boletos é automática”, afirma Lima, destacando que o ganho em agilidade foi um marco importante para a empresa se tornar mais competitiva e conquistar novos clientes.
 

Inteligência de Mercado

O executivo avalia que parte do crescimento da Distribuidora Progresso é resultado do aumento qualitativo da força de vendas gerado pelo ERP da Jiva. “Com maior segurança nos dados, a equipe de vendas sabe em qual marca e em qual região deve melhorar as vendas, pois é possível ter uma visão geral das operações acessando o sistema. Isso ajuda a analisar melhor os indicadores de vendas, oferecendo uma pronta resposta para saber se as transações foram ou não satisfatórias para a empresa”. 

“Com a Jiva sabemos exatamente o que o vendedor está fazendo, on-line”, declara Lima, afirmando que umas das principais áreas impactadas pelo sistema foi o setor comercial, fato que vem garantindo um controle preciso de metas e clientes que precisam de atendimento. “Os recursos do software permitem que a equipe de vendas atue como consultores, dando a eles liberdade para fazer negociações assertivas com o cliente ou prospects”, conclui. 

Atualmente, a Progresso está mudando o escopo da solução para a versão Jiva-W, que permitirá aos gerentes, supervisores e diretores acessarem as informações de dispositivos mobile em tempo real de qualquer lugar, fato que garantirá assertividade e maior rapidez para a tomada de decisão dos gestores, em qualquer hora e em qualquer lugar.