O QlikView, ferramenta de Business Discovery comercializada no Brasil pela Nórdica Software, foi implementado em 2010 na Allergan, empresa farmacêutica mundial, para dar suporte a áreas como marketing, vendas e finanças. Com as análises segmentadas e a flexibilidade proporcionada pelo QlikView, a companhia conseguiu otimizar seu foco e sua capacidade de tomada de decisões, possibilitando visões globais de mercado ou por setores dentro da indústria farmacêutica.
A ferramenta possibilita insights específicos sobre cada segmento farmacêutico e, a partir disso, permite traçar comparativos e realizar planejamentos para o lançamento de produtos ou campanhas direcionadas ao consumidor e com metas tangíveis. Antônio Nasser, Vice-Presidente de Neurociências e Oftalmologia da Allergan para a América Latina, explica que, antes do QlikView, todos os dados eram gerados e analisados a partir de planilhas de Excel, e por isso existiam diversos arquivos diferentes que eram transferidos entre os funcionários via e-mail. “Esse processo, além de possuir um alto risco de erros manuais, era extremamente inseguro, pois o e-mail é um canal de fácil violação. Hoje, conseguimos consolidar tudo em um número infinitamente menor de relatórios, e não transferimos mais nada por e-mail”, afirma.
Além da simplificação dos processos, o QlikView também facilitou a interpretação dos dados. A partir do manuseio intuitivo proporcionado pela ferramenta, a Allergan construiu um verdadeiro “self-service” de informações, permitindo que os próprios usuários participem do desenvolvimento dos indicadores de mercado que eles precisam ter disponibilizados na ferramenta, liberando a área de TI para se dedicar a outras atividades ainda mais estratégicas.
O processo de atualização dos indicadores anteriormente levava alguns dias para ser concluído, e após a implementação da ferramenta, pode ser efetuado em apenas um dia, agilizando e aumentando a assertividade dos processos de tomada de decisão. “A facilidade de manuseio, junto com a rapidez na extração e consolidação dos dados, mais a assertividade do QlikView na entrega dos relatórios tornou a área de inteligência de mercado da empresa mais estratégica, pois o tempo que era gasto na geração de indicadores e manutenção dos inúmeros arquivos agora é empregado na interpretação dos dados e na elaboração de estratégias sólidas para o crescimento no negócio”, conclui Nasser.