Líder de service desk na TransUnion preside o Software Advisory Board (SOAB), abrigado na HDI Brasil, para discutir tendências no mercado e melhorar atendimento ao cliente
A forma com que o cliente é tratado faz toda a diferença no negócio. Ter um programa eficaz de relacionamento, atendimento e resolução de problemas pode ser a chave para transformar clientes em verdadeiros fãs de uma empresa. Com esse pensamento, foi criado o Software Advisory Board (SOAB), conselho para discutir as tendências e melhores práticas de suporte a software no Brasil.
Formado por especialistas que entendem as especificidades do negócio de software, o grupo é presidido por Ulysses Espuny, delivery support manager na TransUnion, multinacional de inteligência tecnológica e estratégica para análise de risco e dados, que é responsável pelo software Crivo no Brasil, entre outros serviços de decisioning e informação. Rodrigo Rico, da Bematech, é vice-presidente. O SOAB também conta com representantes da Totvs, Senior Sistemas, Mega Sistemas e PC Sistemas.
“O mercado de software necessitava de uma plataforma onde líderes do segmento pudessem se concentrar no cliente e na melhor forma de conversar com ele”, disse Ulysses Espuny. “Seja a empresa focada em negócios ou no consumidor final, ouvir e entender as necessidades e preferências do cliente é essencial para entregar um suporte de qualidade”, acrescentou.
O SOAB irá levantar constantemente as principais necessidades do suporte técnico a software, trazendo metodologias do mercado internacional e adaptando-as à realidade brasileira, para orientar a indústria sobre as melhores práticas de atendimento, com a elaboração de documentos de apoio e tópicos de pesquisa para aperfeiçoar o serviço no Brasil.
“Promover a criação de padrões de qualidade no atendimento é uma forma de equalizar o nível de serviço oferecido pelas companhias, de modo que todos saiam ganhando, principalmente o consumidor”, afirmou Espuny.
O SOAB está abrigado no HDI, entidade fundada em 1989 que é a maior associação do mundo de profissionais do mercado de help desk/ service desk e suporte ao cliente. No Brasil, a associação também conta com os comitês Field Advisory Board (FAB) e Strategic Advisory Board (SAB).