O prazo de entrega da ECF – Escrituração Contábil Fiscal, que reúne informações do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, é julho de 2015, mas as empresas já se preocupam com a nova exigência. Nesse cenário, a solução da Synchro faz corretamente o cálculo dos tributos exigidos e reduz o tempo de apuração dos valores devidos
Em julho de 2015, as empresas brasileiras devem entregar mais uma obrigação acessória à Receita Federal do Brasil: a ECF – Escrituração Contábil Fiscal, cujo objetivo é registrar os elementos constitutivos da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devidos pelas empresas, além de outras informações econômico-financeiras. Para apoiar as organizações quanto ao pagamento correto desses tributos e à entrega da declaração, a Synchro, maior empresa brasileira provedora de soluções fiscais, lançou a solução ECF Web, que pode ser facilmente integrada ao ERP adotado pelas empresas.
A solução vem para reduzir os riscos de não-conformidade com a legislação e de inconsistência entre o SPED Contábil, a ECF e o eLalur, que é o principal bloco da ECF, além de calcular corretamente o IRPJ e a CSLL. Por se adaptar facilmente a qualquer ramo de atividade, a solução ECF Web Synchro é recomendada tanto para escritórios de contabilidade quanto para áreas administrativas das empresas responsáveis pela obrigação. O produto é de fácil utilização e flexível. A integração com o ERP é feita de forma automática.
“Para empresas que adotem a solução Synchro, o sistema provê os devidos cálculos e informações conforme exigido pela Receita Federal.” explica Leonel Siqueira, especialista tributário da Synchro.
Segundo Leonel Siqueira, a Synchro espera a adoção rápida do produto pelas empresas preocupadas com a nova exigência. “A Receita pediu informações com muito mais detalhes do que a tradicional DIPJ. As empresas, receosas em relação à disponibilidade da informação exigida, já começaram a adequar seus controles e abordagem contábil à nova obrigação.”, informa o especialista.
Outro beneficio da solução ECF Web Synchro é a forma com que os dados são por ela recebidos e processados. “Muitas empresas calculam IRPJ e a CSLL em planilhas eletrônicas. Mas podem ocorrer falhas na recuperação ou manuseio da informação tratada dessa forma, como, por exemplo, perda da planilha e cálculos incorretos, que implicam punições por parte do Fisco”. O especialista tributário explica que o objetivo da Synchro é eliminar essas falhas e garante que a solução ECF Web é a ferramenta mais completa do mercado por permitir, com confiabilidade e segurança, o controle do cumprimento da obrigação de forma ágil e automática.