22 de dezembro de 2024

GKO lança ferramenta para simplificar validação e registro CTe

A GKO Informática acaba de lançar a solução ComSEFAZ, um serviço que simplifica a comunicação com o ambiente do SEFAZ de forma online e distribuída, permitindo que as empresas foquem em seus negócios sem terem de se preocupar com toda a burocracia de integração com seus diversos ambientes.

Hoje, o ambiente SEFAZ está presente de forma obrigatória na atividade fiscal de todas as empresas e, somado a isso, desde o dia 1 de agosto, as transportadoras passaram a ser obrigadas a registrar e a validar seu CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) pelo SEFAZ, porém, muitas empresas ainda não estão aptas a lidar com este ambiente. Pensando nisso, a GKO Informática criou o ComSEFAZ que, além de ser uma ferramenta WEB REST, ou seja, que pode ser acessada através de um endereço de internet simples e é utilizado por meio de um sistema interno da empresa, evita com que as transportadoras gastem tempo e recursos se especializando em conhecimento e tecnologia para lidar com esta obrigatoriedade.

De acordo com o gerente de produtos da GKO Informática, José Carlos Pereira, o serviço ComSEFAZ simplifica a emissão do CTe, pois permite a consulta, download e cancelamento do mesmo. Funcionando em um ambiente de nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar e com a garantia de operação contínua por não se vincular a um ambiente físico específico. O ComSEFAZ atende todas as demandas online, de forma segura e imediata. “Na prática, a ferramenta possibilita que as áreas de TI e desenvolvedores utilizem o ambiente com menos complexidade e burocracia obtendo, entre outros, assinatura dos XML´s, assinatura de conexão segura e acesso aos servidores e tratamentos de contingência por meio de uma API REST simples”, explica Pereira.

A implantação
Para fazer uso da solução, as transportadoras também eliminam qualquer burocracia, pois o ComSEFAZ, segundo o executivo, oferece aos transportadores um ambiente sandbox, isto é, de teste, onde o cliente pode simular e testar o sistema com resultados visíveis no próprio SEFAZ. “Dentro deste ambiente sandbox, as transportadoras podem configurar e testar tudo sem preocupação, o que facilita o uso dos serviços da ferramenta. Além disso, os técnicos da GKO Informática estão totalmente preparados para auxiliar o cliente passo a passo, permitindo que a integração seja feita em até um dia”, conclui.

junto aos operadores logísticos. A empresa oferece a modalidade de terceirização de infraestrutura (hardware e software) para seus clientes, o que permite aos clientes o acesso ao GKO FRETE via internet no modelo Saas. Mais de 200 empresas implementaram a ferramenta para gerenciar seus fretes, entre elas Adidas, Danone, Mabel, Melitta, Parmalat, Volkswagen, Volvo, Schulz, Chevron, BR Distribuidora, Amanco, Natura, DPaschoal, Mabe, Panasonic, GSK, Novartis, Roche, Mantecorp, Syngenta, BIC, Oi, Teka, Carrefour, WalMart, Coteminas, Record, Saraiva, O Boticário, entre outras.