3 de dezembro de 2025

CONDUSPAR reorganiza área produtiva da fábrica com APS ORTEMS

A Conduspar, empresa brasileira especializada no fornecimento de soluções de condutores elétricos de cobre e alumínio de baixa e média tensão para o mercado nacional e internacional, assinou contrato com a G2A ORTEMS, representante exclusiva da francesa ORTEMS – líder no segmento de desenvolvimento de softwares especializada em planejamento e programação avançada da produção à capacidade finita para implantação do APS ORTEMS. O valor do investimento não foi revelado.

Ainda em fase de implantação, o APS ORTEMS chega à Conduspar para substituir um software desenvolvido internamente mas que não fornecia à empresa uma visualização precisa em seqüência das máquinas da linha de produção, mas sim isoladamente. Traduzindo: não havia um sequenciamento correto para todos os recursos.

A decisão de implantar o APS ORTEMS para o planejamento, programação e controle da produção da fábrica veio com a necessidade de organizar as ordens para promover o aumento do desempenho da área produtiva. Em um segundo cenário, a empresa vislumbra também obter prazos corretos de entrega dos materiais acabados, agilizando a entrega aos clientes.

“O maior problema era a promessa do departamento de produção e controle da produção junto ao comercial a respeito dos prazos de entrega, bem como a produção de materiais que não precisavam ser produzidos”, comenta Jader Pinto, da área de Tecnologia da Informação da Conduspar.

Segundo o profissional, as expectativas em relação ao APS ORTEMS após sua completa implantação são o aumento no volume produtivo de pelo menos 15%; a redução dos estoques intermediários e de produtos acabados; a redução no prazo de entrega de produtos acabados; o sequenciamento ordenado evitando desperdícios; a redução de setup, influenciando diretamente nos custos produtivos; a melhoria e agilidade nas informações e comunicações entre departamentos; e a melhoria da produção em nivelamento.

“Entre os pontos fortes do APS ORTEMS que se apoiaram a nossa escolha estão a geração automática de ordens de produção para os produtos semielaborados, integração com sistema atual e, futuramente com SAP. Também podemos destacar a inteligência no sequenciamento das ordens, respeitando prazos de entrega”, assinala Jader Pinto.

O APS ORTEMS vai englobar as operações de geração das ordens de produção automática dos produtos semiacabados de acordo com as necessidades de produtos finais, sequenciamento de produção, integração junto ao sistema de gestão da Conduspar, e após integração, integração ao sistema SAP. As únicas alterações internas necessárias estão relacionadas aos cadastros de estruturas e roteiros de produção, uma vez que nem todos os materiais estavam cadastrados no sistema.

O principal desafio que a Conduspar vem enfrentando é manter a base de informações atualizadas para que o APS Ortems trabalhe e retorne com as informações o mais perto da realidade possível.

Mais informações:
http://WWW.conduspar.com.br 
http://www.g2a.net