A 52ª reunião do Conselho de Administração da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, realizada na tarde desta terça-feira, 17, reelegeu para um mandato de mais dois anos a diretoria da Sociedade Softex, tendo como presidente Ruben Delgado e como vice-presidente executivo Marcos Mandacaru. A diretoria eleita manteve Mariana Yazbeck, como diretora de Operações, e Fabian Petrait, como diretor financeiro.
Na oportunidade, Ruben Delgado apresentou os resultados obtidos pela entidade ao longo dos dois últimos anos, com sete ações estruturais concluídas, incluindo a redução das despesas; reestruturação da equipe; nova gestão baseada em colaboração, integração e resultados; novo planejamento estratégico; criação da área de inovação e empreendedorismo; reposicionamento da marca Softex e novo website.
“A entidade é uma ferramenta de implementação de políticas públicas e, desta forma, faz todo o sentido que a nossa sede passasse a ser em Brasília”, comentou ao enumerar as mudanças conduzidas pela diretoria. Ruben Delgado salientou também a importância do controle da gestão financeira e da adoção de uma administração autossustentável.
Entre as ações em andamento, o executivo citou o desenvolvimento e a execução de novos projetos, a pesquisa de maturidade exportadora das empresas, o Programa de Internacionalização de Empresas de TI (InterCom TI), a nova integração com o Mercosul, a certificação de empresas em cultura e estratégia de inovação, o mapeamento de Pesquisa e Desenvolvimento de software nas universidades, a criação do Hub Softex na Costa Leste dos Estados Unidos para dar suporte às ações de internacionalização e de inovação e o apoio ao Programa Startup Brasil.
Para o vice-presidente executivo da Softex, Marcos Mandacaru, a reeleição da diretoria comandada por Ruben Delgado expressa um voto de confiança do Conselho de Administração na continuidade do processo de reestruturação e de reposicionamento da entidade. “Podemos projetar para os próximos dois anos a intensificação das ações focadas em inovação, qualidade, internacionalização, investimentos, capacitação e inteligência”, complementou Mandacaru.