A G2A, empresa brasileira que representa a francesa ORTEMS, provedora de software para planejamento e programação avançada da produção à capacidade finita – assinou um contrato para implantação do APS ORTEMS na ACC Artigos de Escritórios. A empresa está localizada em Santo André, região do ABC paulista.
Segundo relata o engenheiro responsável pelo Desenvolvimento de Processos da ACC, Henri Cattaruzzi, “o atual processo de produção da empresa, atualmente realizado em planilhas eletrônicas, não garante um resultado completo, produtivo e de sucesso”. Cattaruzzi conta que a ACC decidiu implantar o APS para simplificar e melhorar os processos da fábrica controlando melhor o estoque, pois a empresa trabalha com prazo de entrega ao cliente na meta de faturar em até 48 horas o pedido recebido. Para isso conta com um centro de distribuição onde mantém um estoque mínimo de todos os produtos visando atender os clientes neste prazo – o APS ORTEMS terá o papel de garantir esta reposição no momento correto, em lote econômico de produção, permitindo a redução de estoque, evitando exagero em determinado item de produto.
A implantação do APS ORTEMS comercializado pela G2A representará uma “mudança extremamente positiva” para a empresa, pois ela estava tendo dificuldades para ajustar sua linha de produção, distribuição de produtos e armazenagem dos mesmos, explica Catarruzzi. “O que criava um estoque acima do que realmente precisava ter, gerando consequentemente mais gastos para a empresa”, observa.
O diferencial do APS ORTEMS é que, depois de sua implementação, a empresa conseguirá nitidamente prever a reposição dos estoques dos produtos acabados no ponto de inicio do processo, projetando também as necessidades do estoque de matéria-prima ao longo do tempo, o que garantirá melhorias no dia a dia de trabalho. O APS ORTEMS trata os recursos do ambiente de produção da ACC como finitos, o que permite flexibilidade na programação. Cataruzzi diz que a escolha do APS foi um acerto categórico: “…procuramos um software que fosse completo, pois nosso ERP tinha muitas limitações de serviço e encontramos a solução no software da ORTEMS”, destaca.
Segundo o engenheiro da ACC, o software APS abrange desde o processo de produção de matéria-prima, insumos, até a geração de ordens de pagamento e produção: “Realizamos seis meses de estudos para poder implantar o APS, pois tivemos que avançar os processos, ajustar horários de colaboradores na fábrica, bem como o layout e reposição das máquinas”.
O executivo da ACC Artigos de Escritórios aponta como pontos fortes do software APS ORTEMS a distribuição criteriosa das operações, as melhorias que promove na administração e a flexibilidade dos recursos de produção. Entre as expectativas da ACC para os próximos meses estão metas como a de obter maior controle sobre todos os seus produtos, e a garantia de uma redução de estoques no centro de distribuição. “Tudo isso sem impactar negativamente os clientes”, comemora Cattaruzzi.
Estabelecida desde 1947 em Santo André, SP, a ACC se especializou e se tornou marca tradicional na fabricação de artigos para escritório e armarinhos, tais como: alfinetes, clipes para papéis, grampos para grampeador, grampos para pastas, percevejos e ítens correlatos, sempre pautada pela preocupação em produzir e fornecer artigos de qualidade.Seus produtos podem ser encontrados em todo o Brasil, em atacadistas e varejistas de papelaria, materiais para escritório e armarinhos/miudezas.