19 C
São Paulo
29 de setembro de 2025

Legislação volúvel exige soluções rápidas da TI

Na área tributária o alto número de alterações legais exige atualizações tecnológicas constantes

 

            O sistema tributário brasileiro passa por constantes atualizações. Isso traz insegurança às empresas, na permanente luta contra a desatualização. A única alternativa é contar com o auxílio da Tecnologia da Informação (TI) no desenvolvimento e atualização de softwares que associem cada tributo aos seus códigos e tarifas. “As empresas desenvolvedoras de sistemas de gestão e o contribuinte (cliente) precisam ter suas equipes muito bem preparadas, pois não adianta somente o sistema estar atualizado, o usuário deve entender a lógica e o cálculo dos tributos que incidem sobre os produtos que comercializam”, comenta Ricardo Kurtz diretor comercial da Sidicom Software.

            A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) trouxe mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo benefícios para os contribuintes e as administrações tributárias.  A adequação exigiu das empresas a adaptação do sistema de faturamento. Na utilização dos Sistemas de Gestão (ERP), foi necessário mapear as alterações e estruturar o ERP para receber mudanças, programar respeitando as regras de comunicação e validação das secretarias da fazenda.

            O Módulo Fiscal do ERP da Sidicom, S4, conta com funcionalidades de Nota fiscal eletrônica (Emissão de nota fiscal eletrônica integrada ao sistema e envio automatizado por e-mail do arquivo xml da nf-e aos clientes), SPED (geração direta a partir do sistema dos arquivos de SPED Fiscal, SPED PIS e COFINS e SPED Contábil), Sintegra (geração direta a partir do sistema dos arquivos do SINTEGRA), Cupom fiscal ECF e TEF ( emissão de cupom fiscal integrada ao sistema e integração direta com transferência eletrônica de fundos) e Emissão de registros, relatórios fiscais e declarações (O sistema imprime diversos livros fiscais e gera declarações de acordo com as exigências dos órgãos pertinentes).

 

Sidicom Software

Há 24 anos no mercado, a empresa porto-alegrense Sidicom Software é certificada com a ISO 9001: 2008. Por seu alto nível de qualidade na produção, comercialização e manutenção de Sistemas de Gestão Empresariais, prova em diversos segmentos da economia, que a utilização de tecnologia avançada tem ferramentas vitais a qualquer empresa de todos os portes. Tudo isso, com benefícios organizacionais e financeiros, deixando de lado tarefas de rotina e com mais tempo para a análise de dados e para planejar o rumo e a estratégia dos negócios. Adaptáveis à realidade de cada cliente, os sistemas são formados por módulos integrados que variam conforme a necessidade das empresas, reduzindo a burocracia, diminuindo custos, e aumentando o controle gerencial através de informações claras e resumidas.

Além disso, há o aumento do controle técnico, com informações detalhadas de todos os aspectos e atividades de cada setor da organização. A aplicabilidade dos sistemas da Sidicom é evidenciada na carteira diversificada de clientes da empresa que tem, por exemplo, Agrocontinental, Globalmed, Agrosul, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Buona Vita Cosméticos, Egon Frichmann, Boynton e Littman Lighting Brazil(http://www.sidicom.com.br)