28 de janeiro de 2026

Assespro firma preocupação com futuro da Internet

Junto à WITSA, entidade esteve na Conferência Mundial das Telecomunicações para defender a neutralidade da rede e evitar que o futuro da Internet não fique apenas para a área de Telecom
Representando o setor de TI brasileiro frente às autoridades internacionais, a Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), junto à Federação Mundial das Entidades de Tecnologia da Informação (WITSA), reafirma seu posicionamento em defesa da neutralidade e do futuro da Internet, que poderão ser afetados durante a Conferência Mundial das
Telecomunicações, com a reunião da União Internacional de Comunicações (UIT).

Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 14 de dezembro, a conferência discutiu o atual Regulamento Internacional das Telecomunicações (ITRs), que serve como o tratado global que define os princípios que regem a forma como o tráfego internacional de telecomunicações é manipulado, dentre elas algumas questões relacionadas à internet.

“A Assespro Nacional está firmemente apoiando a neutralidade da internet. Qualquer exceção que seja feita irá criar amarras e comprometer a rede como um todo. Não podemos deixar que algo ou alguém regule o que deve ser visto ou não na Internet, em função de interesses particulares de qualquer um dos envolvidos. Por isso, qualquer mecanismo que permita a criação de exceções, comprometerá o conceito de neutralidade”, afirma Luís Mário Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

O executivo ainda explica que a preocupação com a reunião vai além e pode chegar ao futuro da internet. “Neste caso não se trata apenas da questão da neutralidade, mas de deixar claro que o setor de TI não concorda que a área de Telecom defina sozinha o futuro da Internet. Junto da WITSA preparamos um material que bate fortemente nessa tecla”, completa Luchetta.
Sobre a Assespro:
Fundada em 1976, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, a Assespro está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. A Associação congrega mais de 1400 empresas do setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. Para mais informações, acesse www.assespro.org.br .
Twitter:http://www.twitter.com/assespro facebook:http://www.facebook.com/pages/Assespro
Informações à imprensa;
NB Press Comunicação
Contato: Nicole Barros /Priscila Sá
Tel: 11 3254-6460
e-mail: nicolebarros@nbpress.com ; priscila@nbpress.com