24.9 C
São Paulo
22 de dezembro de 2024

SOFTEX lança Comunidade de Prática do MPS

Desde o início do desenvolvimento social e intelectual humano, pessoas com interesses comuns reúnem-se com o objetivo de expandir seu intelecto, compartilhar e aplicar conhecimentos e melhores práticas sobre um determinado domínio. Essa abordagem da gerência do conhecimento é reconhecida por facilitar a transformação do conhecimento tácito em explícito, proposta da recém-criada Comunidade de Prática do MPS (CoP/MPS) lançada pela SOFTEX.

“Esta comunidade visa fomentar a aquisição e a gerência do conhecimento em engenharia de software usando como base o modelo MPS. Lançamos a CoP/MPS no momento em que a adoção do modelo MPS se expande não apenas por todas as regiões do país, mas também ganha um crescente reconhecimento internacional”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX, acrescentando que essa iniciativa é mais um dos resultados alcançados com apoio do BID/FUMIN no âmbito do projeto RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software, que reúne Brasil, Colômbia, México e Peru.

A CoP/MPS conta com seis áreas do conhecimento: Aquisição MPS, Avaliação MPS, Gestão do Programa MPS.BR, Implementação MPS, MPS Serviços e Organização de Grupos de Empresas MPS. Qualquer usuário cadastrado na CoP/MPS pode consultar itens diversos de conhecimento nessas áreas, tais como artigos técnicos e científicos, levantamentos estatísticos, lições aprendidas ou notícias. Além disso, pode registrar novos itens de conhecimento, incluindo arquivos anexados e “links” relacionados.

“O principal benefício oferecido pela CoP/MPS é dotar os interessados no modelo MPS e no programa MPS.BR de um sistema de comunidade de prática on-line genérico. Ela contou com cerca de 100 usuários ativos durante seu período de uso experimental e o principal desafio a ser superado no futuro próximo é justamente incrementar o número de usuários, tanto para consultas quanto para registro de novos itens de conhecimento”, resume Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR.

O modelo MPS possui atualmente quatro componentes: o modelo de referência MPS de Software (MR-MPS/SW), o novo modelo de referência MPS de Serviços (MR-MPS/SV), o método de avaliação MA-MPS e o modelo de negócio MN-MPS.

De julho de 2004 até agora, o programa MPS.BR capacitou mais de 5.200 pessoas em cursos oficiais e atingiu a expressiva marca de 409 avaliações MPS publicadas desde setembro de 2005. Destas, 70% foram realizadas em micro, pequenas e médias empresas (mPME) e 30% em grandes organizações públicas e privadas, comprovando que o modelo MPS é adequado a organizações de qualquer porte.

Para conhecer em detalhes a CoP/MPS – Comunidade de Prática do MPS, visite a seção Acesso Rápido no endereço www.softex.br/mpsbr