14 de fevereiro de 2026

Sofit inicia atuação nos Estados Unidos

A Sofit, empresa desenvolvedora de softwares como serviço, especializada em gestão da manutenção de frotas, acaba de firmar parceria nos Estados Unidos para comercializar sua solução no mercado norte americano. Com a abertura desse novo canal, a Sofit tem a expectativa de conquistar, ainda este ano, 6 novos clientes por meio do novo parceiro, além de firmar parceria comercial com outras cinco empresas no país.

Para iniciar sua atuação em países de língua inglesa, a Sofit firmou parceria com a ACA Knowledge, empresa focada em representação de fabricantes globais de softwares, sediada em Nova York, criada em 2012 para atender a costa leste dos EUA. Com o acordo, as vendas serão realizadas pela empresa americana e o suporte será realizado no Brasil.

Ionan Fernandes, diretor de marketing e canais da Sofit, conta que a empresa buscava um parceiro que conhecesse um pouco da cultura e do mercado brasileiro e muito sobre o mercado americano e, principalmente, que estivesse focado em realizar negócios no ambiente de software como serviço. “Encontramos muitas afinidades entre as empresas e acreditamos que a parceria irá trazer boas oportunidades para ambas. A expectativa é que os novos clientes conquistados através desta parceria representem algo entre 9% e 12% das receitas advindas de canais”.

Ele explica que a Sofit escolheu investir em canais americanos porque este ainda é e por muito tempo continuará sendo o principal mercado em termos de volume, escala e velocidade de adoção de algumas tecnologias. De acordo com um levantamento feito pela Strategy Analitics, o mercado de gestão de frota e telemetria é liderado pela região norte americana, com receita anual de U$ 5,5 bilhões. Já na América Latina o mercado deve movimentar US$ 1,75 bilhão até o final 2012. “Outro fator relevante é os Estados Unidos se manter na dianteira no que diz respeito ao aumento de investimentos com SaaS. Segundo dados divulgados pelo Gartner a previsão de receita para este ano no país é de U$ 9,1 bilhões”.

Com funcionamento 100% via web, a solução de gestão de manutenção de frotas da Sofit não necessitou de grandes modificações para se adaptar ao mercado norte americano. “Os itens para o gerenciamento de frota tem muitas semelhanças em vários países, o que facilita o processo de internacionalização”, explica Fernandes. “As alterações basicamente residiram em conversões de unidades de medidas e outros pequenos ajustes”.

Com intenção de abrir novos canais ainda este ano, a Sofit continua buscando empresas americanas parceiras com clientes nas áreas de transporte rodoviário de cargas, locadoras de veículos e transporte de passageiros com frotas de 20 a 500 veículos.

A Sofit já tem atuação comercial na Colômbia, Chile e México, e deseja ampliar sua participação no mercado internacional. Além dos Estados Unidos, a empresa já estuda entrar em novos mercados como o Canadá.