Mais de 50 pessoas participaram da reunião com Ron Piovesan, executivo de desenvolvimento de negócios da Mozilla, organizada esta semana em São Paulo em parceria pela Sociedade SOFTEX (www.softex.br) e pelo Setor de Promoção Comercial do Consulado-Geral do Brasil em São Francisco.
A proposta da iniciativa foi apresentar em detalhes as oportunidades para as empresas brasileiras interessadas em desenvolver aplicativos para a plataforma Open Web Device (www.openwebdevice.com), para celulares baseados no padrão HTML5, ou seja, que funcionam sobre a internet aberta.
Batizada de projeto Boot to Gecko (B2G), ela estará disponível de forma pioneira no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2013 e é resultado da parceria firmada entre a Mozilla, a Telefônica|Vivo e a Qualcomm. O objetivo é oferecer serviços, funcionalidades e aplicativos similares aos de smartphones para aparelhos com custo mais competitivo.
O Open Web Device torna possível o desenvolvimento de aplicativos HTML5 por meio de APIs que possibilitam o acesso a funções avançadas do telefone celular. Assim, todos os recursos dos aparelhos – chamadas, mensagens, busca, jogos, entre outras funcionalidades – serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador Firefox.
“Queremos incentivar a adoção do HTML5 em toda a indústria, explorar todos os benefícios e recursos da internet aberta e disponibilizar aplicativos interessantes. O cenário favorável da economia, o interesse natural do brasileiro por novas tecnologias e a crescente classe média transformou o Brasil no mercado ideal para oferecermos o Open Web Device de forma pioneira”, disse Ron Piovesan, executivo de desenvolvimento de negócios da Mozilla.
Os aplicativos serão comercializados por meio do App Marketplace da Mozilla. “Queremos oferecer a melhor experiência de uso de aplicativos móveis para o usuário. Os desenvolvedores contarão com o nosso suporte e com o apoio de diversos materiais técnicos, inclusive em Língua Portuguesa, para a criação de aplicativos de interesse do público brasileiro. Eles também estabelecerão os valores de comercialização e farão diretamente o gerenciamento das atualizações”, acrescenta Ron.
“O Brasil tem tradição na programação em plataformas abertas e a oferta de aplicativos no marketplace da Mozilla é um modo interessante de as empresas iniciarem a sua expansão de forma rápida e com baixo custo para outros mercados”, acredita Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.
Para informações adicionais sobre como desenvolver aplicativos para a plataforma Open Web Device, visite https://marketplace.mozilla.org/. A apresentação completa de Ron Piovesan está disponível no link http://www.softex.br/_eventos/mozilla.asp
próximo
