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22 de novembro de 2024

Rakuten espera aumentar vendas online em até nove vezes

A Rakuten, maior varejista online do Japão e terceira maior varejista online do mundo em vendas, espera que a difusão de smartphones e tablets impulsione um aumento significativo em seu tráfego de vendas online – um aumento de pelo menos nove vezes mais nos próximos anos. Apesar de dispositivos móveis, como smartphones, estarem impulsionando o crescimento das vendas online, a Rakuten acredita que a grande oportunidade para varejistas online está surgindo com o crescente uso dos tablets.

O grupo, que recentemente adquiriu a canadense Kobo, registrou forte evidência de que consumidores tendem a comprar mais por meio de dispositivos móveis que por computadores. “Nossos números mostram que quando usuários de computadores começam a usar celulares para fazer compras online, suas transações aumentam em até 1,5 vez, com um novo aumento de 1,5 vez quando migram completamente para smartphones e outro salto de 1,5 vez quando nossos aplicativos pré-instalados são utilizados”, diz Kenichiro Nakajima, Chief Mobile Officer da Rakuten. “Dada a comodidade e a experiência de navegação de qualidade dos tablets, esperamos registrar um nível similar de crescimento guiado por dispositivos de tablet.”

De acordo com o Google e o Consórcio de Varejo Britânico, o volume total de pesquisas móveis de varejo online cresceu 216% no comparativo anual, entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2011. Analisando tais resultados, a previsão da Forrester de um m-commerce no valor de US$31 bilhões até 2016 parece inteiramente viável. As vendas de tablet estão aumentando rapidamente com 70 milhões de dispositivos previstos para serem entregues em 2014 (fonte: IMS Screen Digest).

Enquanto diversos consumidores ainda valorizam a experiência de compra física, fica claro que varejistas devem adotar estratégias multicanal, capitalizando os elementos sociais da experiência online. Com dados divulgados em julho de 2011 pela Hitwise indicando que um fã no Facebook é igual a 20 visitas adicionais num site de varejo no curso de um ano, varejistas precisam ter uma estratégia clara em torno de como as ferramentas sociais podem ser utilizadas não apenas para o reconhecimento da marca, mas para desenvolvimento do produto e serviços de atendimento ao cliente, também.

“Vendas online podem ser um complemento importante às vendas de varejo tradicionais para muitas marcas, fazendo uma abordagem multicanal absolutamente vital”, comenta Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten Brasil. “M-commerce é um canal de varejo promissor e de rápido crescimento, mas isso não pode acontecer à custa dos elementos mais sociais e focados em serviços que consumidores associam com lojas que visitam. Varejistas devem construir uma forte presença em todos os canais – físico, móvel e social – para oferecer um serviço que permite que o cliente compre como preferir.”