Evento destacou o potencial do período, que representou 15% das vendas online em 2010, e apresentou uma série de estratégias para garantir uma parcela desse faturamento
O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área
O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 2,6 bilhões somente no Natal de 2011, além disso, o período representou 15% das vendas online em todo o país no ano passado, segundo dados da e-Bit.
Esses números não só credenciam a época natalina, como também mostram que se faz necessário um grande planejamento para a data especial.
Foi o que aconteceu nessa terça-feira (27 de setembro), no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo, durante o E-Commerce Brasil Natal, promovido pelo Projeto E-Commerce Brasil, uma iniciativa do Grupo iMasters, Abril e Google, que reuniu cerca de 250 profissionais do segmento para discutir o planejamento do comércio eletrônico para o período.
Suportando a demanda
E, para receber todo esse aumento expressivo na demanda, é preciso uma boa plataforma, um bom market place. Justamente isso foi o que abordou Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil. “Para atender a um aumento de demanda como no natal, possuir um market place acaba sendo um diferencial de estratégias de vendas. Quem trabalha com e-commerce tem que estar sempre de olho no calendário, contar os dias e olhar o planejamento reversamente”, afirmou.
Além disso, para suportar a alta rotatividade nesse período dentro das lojas virtuais, é necessário grandes plataformas e servidores, porém por que investir em maquinário desse porte se essa demanda só se apresenta em datas sazonais? É preciso investir na elasticidade escalável da demanda.
“Em períodos de grande procura, como o Natal, é necessário investir na experiência do usuário. Os e-consumidores querem páginas rápidas, atrativas, diferencial de compras. E, para isso, é preciso reforçar todo o back-office, aprimorar a equipe, retirar os gargalos. Contar com uma dinâmica no servidor que possibilite flexibilizar a elasticidade da escalabilidade do e-commerce”, explicou Mario Faria, consultor associado da Accurate.
Precisão para trazer os usuários
Uma das fases do planejamento para o Natal são as campanhas para trazer o consumidor para dentro da loja virtual. E, o email marketing ainda é uma das principais ferramentas a serem utilizadas. “O email marketing possibilita uma grande facilidade na segmentação para os usuários, valendo-se da experiência de navegação dentro do portal e até mesmo da própria mensagem. O email marketing de precisão é falar com o cara certo, no momento certo em que ele está propenso a comprar algo e passar a mensagem correta”, contou Juliano Marcílio, Presidente de Marketing Services da Serasa Experian e Experian América Latina, empresa detentora da VIRID.
