A CFlex (www.cflex.com.br), desenvolvedora de sistemas computacionais com forte presença no segmento ferroviário, acaba de concluir seu processo de reestruturação, que envolveu uma nova composição societária e a criação de novas unidades de negócios de modo a viabilizar a meta de alcançar um faturamento de R$ 50 milhões nos próximos cinco anos.
Agora tendo à frente os profissionais Luiz Elesbão de OIiveira Neto e Carlos Eduardo Carneiro, ambos com vários anos de experiência junto ao setor e ocupando, respectivamente, os cargos de presidente e de vice-presidente, a CFlex também está reforçando o seu quadro de colaboradores com o objetivo de ganhar maior competitividade e ampliar a sua participação não só no mercado brasileiro, mas também no exterior.
Além da divisão de Soluções Railroad, a CFlex passa a contar com as seguintes unidades de negócios: Soluções de Gestão, Operador Ferroviário e Consultoria Ferroviária. Internamente, a empresa criou uma Unidade Administrativa composta por Administrativo/Financeiro, Recursos Humanos, Qualidade e Risco, Comercial e Pesquisa & Desenvolvimento.
“O novo modelo operacional adotado tem como um dos objetivos principais uma atuação com maior foco nos negócios e seus resultados, permitindo também um acompanhamento mais efetivo do desempenho de cada uma das Unidades de Negócio. O Brasil está vivendo um momento único em termos de demanda por investimentos em infraestrutura e os nossos sistemas já comprovaram a capacidade de responder aos desafios de crescimento e de eficiência que os mais diversos setores da economia estão enfrentando”, afirma Carlos Eduardo Carneiro, vice-presidente do Conselho de Administração da CFlex.
A CFlex é responsável pelo desenvolvimento do CFlex Movement Planner. Mais do que um software de otimização operacional, ele auxilia as empresas na tomada de decisões estratégicas, além de reduzir o tempo de parada dos trens nos terminais e cruzamentos; minimizar as filas nos terminais, dar maior regularidade à malha, permitir rápida reação a cenários imprevistos, fornecer pronto acesso às informações da base e oferecer fácil integração com outros sistemas.
Hoje, 51% de toda a malha ferroviária brasileira utiliza o CFlex Movement Planner, cobrindo uma extensão de 14.432 quilômetros, sendo que 76,7% de todo o transporte de carga do País é controlado pelo software. Dentro do processo de expansão internacional da empresa, o CFlex Movement Planner já controla toda a malha ferroviária estadual do Chile.
