Após a compra da NTT (Nippon Telegraph and Telephone Corporation), a estratégia da Dimension Data – multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestruturas de TI – para se consolidar no mercado brasileiro, como uma empresa focada em serviços de infraestrutura de TI, ficou ainda mais agressiva.
Segundo Emerson Murakami, COO da Dimension Data no Brasil, a NTT é reconhecida mundialmente por proporcionar aos clientes confiabilidade e soluções de comunicação da mais alta qualidade. “Este reconhecimento aliado à expertise da Dimension Data na integração de sistemas e sua excelência na entrega de serviços, proporcionará ao mercado uma tecnologia de ponta, que abrange todo o ciclo de vida dos serviços”.
Com um crescimento de três dígitos nos últimos anos, no País, a Dimension Data vem se firmando como uma das mais atuantes subsidiárias do Grupo. “O Brasil é considerado hoje, o mercado de maior potencial da América Latina. Nós somos vistos mundialmente, como a região mais promissora em termos de receita”.
Murakami acrescenta ainda que a empresa continuará investindo alto localmente, para obter a mesma liderança e posicionamento que tem internacionalmente em áreas como data center, collaboration e serviços estratégicos. Entre esses investimentos está a qualificação dos funcionários. Do ano passado para cá, a equipe brasileira saltou de 180 para 240 pessoas. “Além de ampliar nosso quadro de colaboradores, aumentamos também os investimentos em treinamento e certificação. Nosso time está apto para atuar com as mais recentes tecnologias”.
Também está nos planos da empresa, que mantém escritórios em São Paulo (SP) e no Paraná (Curitiba), expandir sua cobertura geográfica com unidades no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre – regiões que representam pólos econômicos importantes e nas quais a multinacional já possui uma base de clientes solidificada.
Para atingir o objetivo de ter, até 2011, 56% de sua receita em serviços, a Dimension Data continuará apostando fortemente nessa área. Um dos focos será o mercado de data centers, para o qual a Dimension Data criou em 2010 uma unidade de negócios voltada a projetos de infraestrutura de TI (virtualização, it simplification, continuidade de negócios e gerenciamento de dados).
A área de comunicações convergentes, que envolve telepresença, telefonia IP, IPTV, VideoIP etc. será outro foco no próximo ano. Mais de 25 projetos de telepresença estão em andamento, o que representa um aumento de 60% em relação a 2008, ano em que a empresa instalou seu primeiro projeto no país, na Procter & Gamble. “A grande maioria dos projetos de Telepresença implantados em empresas brasileiras, a partir da tecnologia Cisco, teve a Dimension Data como responsável. O mercado está cada vez mais maduro e acreditamos em um aumento expressivo de projetos para o ano que vem em pelo menos 50%”, calcula o COO.