22 de dezembro de 2024

CT-e: Uni5 fornece solução para Fertimodal

A transportadora Fertimodal inaugurará sua filial em Mato Grosso, nos próximos meses, operando com solução de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) fornecida pelo Uni5. A unidade deve começar a operar entre setembro e outubro, no município de Nova Mutum. Com isso, a companhia estará preparada para atender à exigência legal de uso do documento eletrônico no Estado. Além disso, o gerente de tecnologia da informação do grupo Macrofértil, ao qual a Fertimodal pertence, Jimmy Garcia, vê vantagens operacionais com a modernização. “São as mesmas vantagens da nota fiscal eletrônica (NF-e), como economia de papel e melhoria nos processos administrativos”, explica o executivo. O CT-e passará a ser adotado em 2010, em uma segunda etapa, nas unidades paranaenses da Fertimodal.
Garcia lembra que a modernização do sistema da transportadora é uma ampliação da parceria com o Uni5, já que a empresa de TI gaúcha implantou sistema de emissão de NF-e na indústria de fertilizantes Macrofértil. “Na verdade o CT-e é uma nota fiscal de serviço de transporte e tecnicamente é muito parecido com a NF-e. As semelhanças estão no processo de certificação, no envio e até no próprio layout”, afirma o diretor do Uni5, Jarbas Schein.
Na Macrofértil, a solução de NF-e vinha sendo utilizada apenas nas operações em Mato Grosso. A partir de setembro, a solução será estendida para as unidades no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.