Neste mês de Setembro a ENG DTP e Multimídia completa 25 anos. Quando o empresário Álvaro Venegas decidiu montar a empresa, ainda era estudante de engenharia na USP. Naquela época, a novidade tecnológica girava em torno dos microcomputadores, deixando para trás o estigma de que informática era só para grandes empresas.
A partir de um projeto da faculdade para desvendar a microinformática, o jovem engenheiro percebeu a necessidade do mercado para capacitação e treinamento de profissionais e em 1983 montou a ENG, que tinha como meta ser um centro de tecnologia e treinamento. Em 1992, a empresa firmou parceria com a Macromedia, com quem mantém acordo até hoje, agora sob a denominação ADOBE.
Hoje a atuação da empresa está dividida em três bases:
– treinamento de design gráfico, webdesign e vídeo digital;
– consultoria para empresas;
– fornecimento de software como parceiro estratégico Corel e Adobe, além de Fontlab e Trolltech.
A ENG já formou mais de 30 mil profissionais e este ano pretende formar mais três mil. Número que foi reforçado a partir dos convênios com empresas como UOL, Terra, iG, Brasil Telecom, Correios, Prodesp, Prodam, Sangari, entre outras, que compram bolsas de estudos para qualificar seus funcionários.
Os projetos com instituições de ensino totalizam 47 universidades e são destaque das atividades da empresa, e inclui o licenciamento, capacitação e atualização dos professores, além dos profissionais de TI destas universidades.
Entre as universidades atendidas estão: PUC – SP; PUC – RJ; Unicsul; Universidade Católica de Brasília; Instituto Mauá de Tecnologia, UNINTER e Universidade Tuiuti do Paraná. Para alunos das instituições de ensino conveniadas, a ENG garante 90% de desconto na aquisição de softwares para os alunos.
Para atender o público que investe na própria carreira, a ENG subsidia parte da matrícula nos cursos com descontos de 30 a 50%. A empresa possui sedes próprias em São Paulo, Curitiba e Brasília.