Você está aqui: HomeFornecedor de TICase de SucessoLojas Benoit investe em vídeo monitoramento

Lojas Benoit investe em vídeo monitoramento


Com 192 lojas e 2800 colaboradores espalhados pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a rede de varejo gaúcha Lojas Benoit buscava um sistema de segurança integrado de videomonitoramento, que fosse além da gravação, armazenamento e gestão de imagens, mas que também fosse capaz de prover informações relevantes para a tomada de decisão na gestão das lojas

A partir desse objetivo, Júnior Mulinari, responsável pelo setor de Infraestrutura das Lojas Benoit, desenvolveu uma métrica baseada em três critérios para buscar os fornecedores do projeto. “Criamos os critérios mensuráveis relacionados ao suporte, custo, escalabilidade e requisitos funcionais, classificando-os em essenciais, importantes e desejáveis”, explica Mulinari.
 

Englobados nos dados essenciais estão: a exigência de mecanismo de busca, a opção da visualização de imagens em baixa resolução, gravação por eventos, agrupamento de câmeras, gravação de áudio e a possibilidade de cópia do conteúdo. Já dentre os importantes, destacam-se o fornecimento de mapa de localização das câmeras, contingência, possuir uma interface amigável, prover acesso via dispositivo móvel e que seja preparado para análises de imagens e fornecimento de metadados. Já, entre os desejáveis, estão: agrupamento de câmeras por região, exportação de vídeos de múltiplas câmeras, além de promover a oferta do link das imagens entre as câmeras relacionadas e a geração de relatório de eventos. 

A rede de varejo levou um ano observando e analisando soluções que atendessem às especificações do projeto. Durante esse período, a Lojas Benoit testou cinco sistemas diferentes de software. Em junho de 2014 a busca foi finalizada com a escolha da plataforma de segurança unificada da Genetec, o Security Center, que inclui o sistema de videomonitoramento IP, com o uso do dispositivo de segurança compacto SV-16. “A partir de fatores selecionados, escolhemos a Genetec, pois foi a única a ter 90% de aderência a todos os requisitos”, afirma Mulinari. 

O projeto

Medir o desempenho em vendas e reduzir o índice de furtos nas lojas estão entre as necessidades das Lojas Benoit ao instalar um sistema de CFTV. De acordo com pesquisa do European Retail Theft Barometer, realizada no Brasil em 2012, o índice médio de perda de mercadoria por furto estava entre 1,2% e 1,6% das vendas, sendo 32,2% dos furtos provenientes dos clientes; e 43%, dos funcionários. “O comportamento das pessoas é diferente quando há câmeras e um sistema de monitoramento”, diz Mulinari. O executivo esclarece que as estruturas existentes são descentralizadas e agora está migrando para a centralização.

As câmeras ficam instaladas nas lojas, nos Centros Administrativo e Distribuição localizados em Lajeado (RS) e em outro Centro de Distribuição em Araranguá (SC). A  gestão das imagens é realizada em conjunto com o dispositivo de segurança SV-16 que permite integrar um sistema remoto híbrido dotado de câmeras e leitores de controle de acesso. O SV-16 é uma opção com boa relação custo-benefício e alta eficiência energética para locais remotos, também podendo ser usado para o gerenciamento de pontos distantes em uma rede sem fio.

Inicialmente, os equipamentos do sistema de segurança estão sendo instalados em três lojas, Tubarão (SC), Lajeado (RS) e Sapucaia do Sul (RS), nos Centros Administrativo e de Distribuição e gradativamente serão colocados nas demais lojas. “O cronograma de implantação dos equipamentos vai seguir o tamanho das lojas”, esclarece o responsável pelo setor de Infraestrutura das Lojas Benoit.

A integração da plataforma com as câmeras é realizada pela própria Genetec, por meio da plataforma Security Center 5.2, que monitora as imagens gravadas, com o uso do dispositivo de segurança compacto SV-16.  O software se conecta diretamente à câmera e assim controla todas as características dela. 

Posicionamento

Nas lojas, as câmeras estão estrategicamente direcionadas para os caixas, estoques, entrada e balcões de produtos.No Centro Administrativo as câmeras são posicionadas onde há circulação de pessoas, como entrada e saída, por exemplo. Nos Centros de Distribuição há câmeras no estoque, na carga e descarga e na entrada e saída de pessoas.

Alguns dos benefícios que o sistema de videomonitoramento trará a Lojas Benoit são a visualização do trabalho dos profissionais das lojas em tempo real, a auditoria e controle da organização da loja remotamente, possibilitando aos supervisores modificações em conjunto com a gerência, mesmo a distância.

A plataforma Security Center possibilita acessar as imagens por dispositivos móveis, como celular, tablet e notebook. Com esse recurso, a rede de varejo espera aproximar ainda mais o trabalho da gestão com as lojas, permitindo um contato mais próximo e ágil. 

Centro de Controle

Em fase de construção, o Centro de Comando e Controle, que será equipado com a plataforma Security Center, ficará em Lajeado. A partir deste Centro será feito o gerenciamento de todas as lojas que já contam com a plataforma da Genetec e o SV-16.  A gestão do CCO está sob o comando da equipe interna das Lojas Benoit e será certificada pela Genetec.

O projeto de CFTV está sendo desenvolvido e implementado pela equipe interna da rede, e a equipe de pré-venda da Genetec auxilia em suporte e em descrição do software. Com relação ao cabeamento, foi utilizado modelo de categoria 5, o CAT5 para estruturar  toda a implementação. 

O armazenamento das imagens é feito em mais de um local, diz o responsável pela Infraestrutura. "Estamos trabalhando com redundância para garantir a segurança do armazenamento", informa Mulinari. O tempo que as imagens ficam armazenadas dependerá de algumas variáveis: espaço disponível para armazenamento, qualidade de imagem pretendida e a quantidade de movimentação, além da densidade de movimentação do local que está sendo monitorado. A premissa de armazenamento é de 15 dias. Já nos Centros de Distribuição e no Centro Administrativo o tempo de armazenamento é maior.

Login