Você está aqui: HomeFornecedor de TICase de SucessoHospital e Clínica Viva troca serviço de e-mail para barrar a entrada de phishing na rede corporativa

Hospital e Clínica Viva troca serviço de e-mail para barrar a entrada de phishing na rede corporativa

 

O Hospital e Clínica Viva, de Ribeira do Pombal no interior da Bahia e região do semiárido, é referência em diversas especialidades médicas e obstetrícia, atuando como policlínica e hospital-dia. Os investimentos em novas especialidades foram acompanhadas pela modernização das aplicações de software, com destaque para os serviços de e-mail e a implementação das soluções Zimbra Cloud e Unodata Anti Hacking eMail Cloud, que resolveram um problema que vinha tirando o sono da equipe de TI: a entrada de um grande volume de mensagens com links e arquivos maliciosos.

Esta mudança também faz parte da estratégia do Hospital e Clínica Viva de investir em melhores ferramentas de produtividade visando fortalecer a sua oferta de serviços médicos à população, uma referência em Saúde na região. Na área de TI, uma das primeiras providências foi melhorar a comunicação por e-mail, que não possuía um padrão e era rudimentar, sem as funcionalidades e segurança necessárias. A empresa também não possuía um e-mail corporativo, o que foi resolvido com esta modernização dos serviços de TI.

A primeira plataforma de e-mail escolhida foi em nuvem, de um grande fornecedor mundial, mas, depois de alguns meses de uso, a equipe de TI do Hospital e Clínica Viva chegou à conclusão que o nível de segurança proteção estava aquém do necessário para barrar a entrada de mensagens com vírus; além do preço, que se mostrou acima das expectativas e porque os recursos oferecidos não eram aproveitados em sua totalidade pela maioria dos usuários do hospital, resultando em desperdício.

“Foi necessário pensar em uma alternativa e o Zimbra Cloud e a solução Anti Hacking eMail Cloud, ambas fornecidas no Brasil pela Unodata, foram contratadas para resolver o nosso problema”, comenta Thiago Coutinho. Segundo ele, a Unodata foi uma indicação de um um amigo que usava na empresa onde trabalhava e com alto índice de satisfação. “Precisávamos garantir uma segurança maior para que os colaboradores pudessem trabalhar sem qualquer problema, como também diminuir o número de aberturas de chamados de suporte quando o usuário fica em dúvidas quanto a e-mails supostamente mal intencionados e inseguros", explica Coutinho.

Acesso remoto à caixa de entrada dos usuários

A ferramenta Zimbra Cloud também oferece ao administrador de TI do Hospital e Clínica Viva uma visão de todo o fluxo de mensagens nas caixas de entrada dos usuários, podendo analisar e apurar possíveis falhas e aplicar novos filtros de proteção. “Tudo isso é feito com a ciência dos usuários e sem invadir a sua privacidade”, garante Coutinho. “Este recurso é muito bom porque, caso o usuário aceite, por engano, um e-mail não suspeito ou que não foi percebido pelo antispam, é possível aplicar novas ações de proteção”, afirma ele, “sem a necessidade de sair de minha mesa para ir até o computador do usuário e fazer isso”.

Chat corporativo: Zimbra Connect

Outra ferramenta muito utilizada pelo Hospital e Clínica Viva é o Connect Zimbra, uma aplicação nativa da plataforma de e-mail que permite conversas entre equipes sem depender do WhatsApp, que ficou fora de serviço recentemente e prejudicou milhões de usuários e empresas em todo o mundo. O Zimbra Connect permite realizar bate-papo e vídeo chamadas em grupo, compartilhamento de arquivos e telas.“Com ele, aumentamos a produtividade e a comunicação interna ficou muito mais rápida e fácil”, comenta o administrador de TI do Hospital e Clínica Viva.

Além destes benefícios, Coutinho destaca o aprendizado com a adoção de soluções de tecnologia que contam com o apoio de profissionais capacitados e preocupados com as necessidades dos clientes e que não estão preocupados apenas em “vender a qualquer custo”, como acontece com boa parte dos fornecedores de produtos e serviços. “Com a Unodata foi possível modernizar os nossos serviços de e-mail na medida certa de nossas necessidades. O próximo passo agora é avançar para as outras áreas do Hospital e Clínica Viva”, afirma Coutinho.