Você está aqui: HomeFornecedor de TICase de SucessoRiachuelo implanta Governança da Identidade

Riachuelo implanta Governança da Identidade

 

Com mais de 38 mil funcionários e cerca de 330 lojas da rede Riachuelo, o Grupo passa a utilizar kits de onboarding digital para a força de trabalho fixa e temporária

O Grupo Guararapes, dono da varejista Riachuelo, colocou em operação um projeto de governança da identidade em sua estrutura de negócios abrangendo a administração de cerca de 38 mil credenciais de colaboradores fixos. A nova politica atinge também a mão de obra temporária e a dos parceiros operacionais das empresas do grupo.

A iniciativa faz parte do Plano Diretor de TI, iniciado em 2019. Ela foi conduzida pela equipe de segurança do grupo com apoio e consultoria da Netbr empregando tecnologia de IGA (Identity Governance and Administration) da fabricante global SailPoint. 

Com a nova arquitetura de identidade, as empresas do Grupo Guararapes conseguem aumentar a segurança das aplicações e, ao mesmo temo, agilizar o acesso a dados e ferramentas de negócio, favorecendo a jornada do trabalhador.

A plataforma viabiliza a automação de uma série de rotinas de criação, mudança e descontinuidade de credenciais de colaboradores. O Head of Cybersecurity da empresa, Rodrigo Godoi, destaca que a Governança permitiu a criação de kits rápidos para processos de onboarding e offboarding de recursos humanos, propiciando a concessão automática de licenças para algumas aplicações de trabalho.

“Com os kits padronizados, a espera de um colaborador para ter suas credenciais e obter acesso aos recursos da rede agora é feita em alguns minutos. Em média, este prazo é inferior em quatro dias aos exigidos anteriormente para a integração de um usuário, assinala Godoi.

Eliminando senhas órfãs

Antes de implantar a plataforma SailPoint, a equipe de segurança e a Netbr mapearam elementos que poderiam ser aperfeiçoados na área da identidade ou com potencial de comprometer o desempenho e dificultar o atendimento às novas demandas de compliance e auditoria.

De acordo com Gilberto Lima, Gerente de Segurança da Informação da Riachuelo, a geração de senhas de acesso para colaboradores internos ou terceirizados era um desses pontos que precisavam de melhorias. Descobriu-se também que número de credenciais com privilégio já ultrapassava três mil e tendia a crescer rapidamente, o que apontava para a necessidade de medidas de contenção. 

“Nesse caso, a prioridade era disciplinar a geração de contas com chaves de acesso e acabar com centenas de senhas órfãs ou credenciais que persistiam ativas, mesmo após o desligamento do trabalhador”, prossegue o gerente. O projeto visou também a uma redução drástica dos privilégios permanentes, dando preferência a licenças de acesso de vida curta e só concedidas em função da necessidade real e pontual do trabalho a ser executado. 

Rodrigo Godoi assinala que, de cada dois mil colaboradores desligados do Grupo, cerca de 200 senhas, chaves ou aplicações SaaS relacionados a tais identidades continuavam esquecidas no ambiente. Isto aumentava a vulnerabilidade e contribuía para a expansão da área escura da rede (“shadow IT”).

Com a implantação da metodologia IGA, os processos de credenciamento e atribuição de licenças passaram a se submeter a políticas alinhadas com o modelo de administração de ciclo de vida JML (Joint-Mover-Leaver). Este modelo é especialmente favorável à gestão de RH flutuante, como a aplicada cerca de 330 lojas e á estrutura de e-commerce da Riachuelo, que são operações marcadas pelos picos sazonais do varejo.

“O princípio fundamental do projeto é tornar mais simples a vida das pessoas que trabalham para o negócio e garantir que isto se reflita na melhor experiência do cliente”, completa Godoi.

Open Banking e Compliance na mira

O Grupo Guararapes é um dos maiores conglomerados brasileiros, com uma operação atualmente englobando a rede varejista Riachuelo (com lojas físicas e um dos maiores marketplaces nacionais); duas fábricas, em Natal e em Fortaleza; a Midway Financeira; três centros de distribuição (CDs), em Guarulhos, Natal e Manaus; um Contact Center; a Transportadora Casa Verde; o shopping Midway Mall, também no Rio Grande do Norte; e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, o Grupo vem fortalecendo a sua operação de crédito ao consumidor, com a conta digital da financeira Midway, um negócio para o qual aplicação de IGA é condição para a digitalização e conformidade com exigências do Open Banking.

Depois de consolidada a implantação da governança da identidade, o Guararapes planeja a implantação de portais de autosserviço para a gestão de credenciais da forma mais automática e segura possível. Ainda de acordo com Godoi, a equipe de segurança observa, a cada passo, os novos princípios normativos, como LGPD ou KyC (Know your Client) e os mandamentos de estratégia de segurança baseados no conceito “Zero Trust”.