O desafio da Transformação Ágil em um ambiente tecnológico fragmentado

Office Depot Europe escolhe a plataforma QASymphony qTest para este projeto e criaou de um centro de inovação digital, em um esforço para resolver esses desafios e aumentar a velocidade de lançamento no mercado

A Office Depot Europe está presente em vários países e fornece materiais de escritório, serviços de impressão e documentos, serviços comerciais, instalações, móveis e itens essenciais para instituições de ensino. Como a empresa possui escritório próprio em cada país onde atua, o modelo operacional e necessidades são exclusivas de cada localidade. Até recentemente, cada grupo também tinha sua própria base de código, sendo que essa configuração deixou a organização com um ambiente tecnológico muito fragmentado, já que uma única equipe de desenvolvimento precisaria implantar novos recursos para cada grupo de forma independente, o que custaria tempo e dinheiro para a empresa.

A QASymphony foi contratada para ajudar a companhia a melhorar o ambiente tecnológico, rumo a Transformação Digital. A plataforma qTest foi a escolhida para este desafio, segundo conta Mikey Warner, Diretor de QA na Office Depot Europe. “Reconhecendo esses desafios, a empresa sabia que era hora de mudar e decidiu transformar a sua  plataforma de e-commerce, que possuía uma base de código fragmentada, o que significava que não poderíamos reagir aos recursos dos concorrentes ou das novas tendências de mercado, o que nos colocou um pouco atrás da curva e era mais caro para manter”, revela o executivo. “Nós realmente precisávamos nos transformar e ter uma plataforma com uma única linha de código, o que nos permitiria ser mais rápidos e trazer novos recursos ao coliente, como a personalização e estruturas reativas.”, destacou.

De acordo com Mikey Warner, juntamente com a transformação da plataforma de comércio eletrônico, a equipe da Office Depot identificou alguns desafios de Quality Assurance (QA) que precisariam ser superados para atingir que a companhia pudesse atingir seus objetivos. A maioria desses desafios se originou, segundo ele, do fato de que a equipe de QA estava sempre se atrasada em relação ao desenvolvimento e entrega das aplicações. Especificamente, ele aponta:

- Falta de ferramentas para gerenciamento de testes e automação de testes;
- Históricos de usuários muito grandes e, portanto, abrangeram mais de um sprint;

- Receber histórias de usuários sem critérios de aceitação detalhados, principalmente devido a definições pouco claras;
- Ter um pós backlog de QA em funcionamento;
- Não tendo um processo industrializado, a equipe poderia facilmente aplicar aos lançamentos em cada país.

A solução, segundo conta o Diretor de QA na Office Depot Europe, foi o a criação de um centro de inovação digital, em um esforço para resolver esses desafios e aumentar a velocidade de lançamento no mercado. Com isso, a equipe da Office Depot iniciou seu movimento rumo à transformação ágil.

“Quando a Office Depot decidiu embarcar nesta transformação do e-commerce, a equipe de desenvolvimento sentiu que era importante remover-nos um pouco do que era esse grande gigante corporativo com uma maneira definida de fazer as coisas. Nós sabíamos que esse modo de fazer as coisas provavelmente não funcionaria nesse caso, então fomos capazes de criar um novo escritório como um Centro de Inovação Digital e contratar pessoas que já haviam trabalhado no espaço digital antes que tivessem o modo moderno de pensar. procurávamos implementar”, explica Warner.

Ele continua que, quando começaram a transformação, a equipe sabia que as ferramentas tradicionais de gerenciamento de ciclo de vida que elas tinham em funcionamento não seriam adequadas para o que a Office Depot queria realizar. Como resultado, eles começaram a procurar uma nova solução e essa pesquisa os levou diretamente ao qTest.

“Nós nos estabelecemos como uma boutique de consultoria dentro de um monólito de uma organização legada. Queríamos ser líderes inovadores e disruptivos no campo, e sentimos que o QASymphony espelhava parte desse espírito. O fato de que eles entregam seu código de forma ágil, ouvem seus clientes e desenvolvem regularmente seus produtos com base nesse feedback, esse é um parceiro com o qual queríamos trabalhar”, relevou Warner.

De acordo com ele, a equipe de QA da Office Depot encontrou um valor especial no qTest Explorer ao permitir que os testadores gravassem suas atividades de modo que eles não precisem mais tirar capturas de tela e documentar seu trabalho quando encontrarem um bug. “Em vez disso, eles podem continuar trabalhando e saber que possuem todas as evidências de que precisam para mostrar aos desenvolvedores, o que provou ser um grande ganho de eficiência”, afirma.

O resultado: movendo-se rapidamente para a transformação ágil

Tendo se estabelecido como um centro de consultoria em tecnologias, a equipe da Office Depot está preparada agora para adotar uma maneira mais ágil de trabalhar. E enquanto Warner admite que eles ainda têm incursões para fazer, ele afirma que já percorreram um longo caminho.

Para começar, a equipe colocou o controle de qualidade (QA) em primeiro plano reescrevendo as definições do que significa quando os novos recursos estão “prontos para executar” e “concluídos”. Em especial, Warner liderou essa iniciativa envolvendo membros de QA e desenvolvimento junto com analistas de negócios e proprietários de produtos (product owners). “Agora, a equipe opera sob a mentalidade de que qualquer um que contribua com o processo de fornecer uma história de usuário ou um novo recurso é um cidadão de primeira classe, e isso causou um impacto positivo na maneira como a QA funciona dentro da operação maior”.

Em seguida, a equipe desenvolveu sua tecnologia além do qTest, integrando ferramentas como Jira, Jenkins, Serenity BDD e NeoLoad. Com esta isso organizado, o qTest serve como um balcão único de informações sobre testes e fornece feedback bidirecional para as outras soluções. Warner também aponta para a facilidade de integração proporcionada pelo qTest como outro valor agregado para a equipe.

De maneira crítica, segundo Warner, o qTest também facilita a extração de insights sobre todas essas atividades. Seja puxando dados para um painel de gerenciamento sênior ou verificando o progresso diariamente, os dados disponíveis no qTest ajudaram o recém-formado Centro de Inovação Digital da Office Depot a medir seu sucesso e continuar a melhorar.  “Estamos em nossa transformação do comércio eletrônico. Cometemos alguns erros ao longo do caminho, mas o importante é que aprendemos com esses erros”, finaliza o Diretor de QA na Office Depot Europe.

O depoimento em vídeo de pode ser visto AQUI