Você está aqui: HomeFornecedor de TICase de SucessoSabesp promove melhorias na gestão de dados no SAP com o apoio da NalbaTech

Sabesp promove melhorias na gestão de dados no SAP com o apoio da NalbaTech

eSocial é o primeiro projeto e vai garantir a qualidade das informações a serem entregues no prazo legal. Dados de 41% dos funcionários com inconsistência cadastral foram corrigidos em tempo recorde.

A SABESP, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, que atende a 367 municípios do Estado de São Paulo, beneficiando mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e 21,4 milhões de pessoas com coleta de esgotos,  contratou a NalbaTech para promover melhorias na gestão de dados no sistema de gestão SAP, a partir da implantação da plataforma Innowera, projetada para mapeamento, atualização e integração de dados de diversas fontes e com forte especialização em SAP.

A escolha da ferramenta Innowera atende a uma necessidade da Sabesp, que buscava uma solução abrangente para realizar melhorias e novas funcionalidades na gestão de dados no sistema de gestão, sem necessidade de grandes investimentos em desenvolvimento e customização no ERP. A Nalbatech foi selecionada para o projeto porque possui equipe de especialistas na solução Innowera e com elevada capacidade de entendimento das necessidades da companhia relacionadas à extração, saneamento, preparação e importação de dados de várias fontes para o SAP.

A preparação para o eSocial foi a primeira etapa do projeto e envolveu o saneamento de dados de mais de 17 mil funcionários da empresa, levando-se em conta a necessidade do envio correto dos dados e nos prazos estabelecidos para o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. A segunda etapa envolverá a imobilização de ativos e terá início em janeiro de 2018, segundo informou Ricardo Carvalheiro, gerente de Departamento de Sistemas da Informação (CIS) da Sabesp. 

Saneamento de dados para o eSocial

A partir da elevada capacidade da ferramenta Innowera em sanear e gerenciar dados com sistemas de gestão e a proximidade da data de entrada em vigor do eSocial, a Sabesp optou por iniciar pelo tratamento e preparação das informações previdenciárias e trabalhistas dos funcionários. “Colocamos a plataforma em uso muito rapidamente e constatamos que 41% dos funcionários apresentaram alguma inconsistência cadastral, o que poderia ter grande impacto sobre o material a ser enviado ao eSocial, podendo gerar atrasos e multas consideráveis”, conta Carvalheiro.

Segundo ele, “realizado em poucas semanas, este trabalho para o eSocial foi um grande sucesso, tanto pelo tempo rápido, como pelos resultados. A ferramenta Innowera ainda permitiu a construção de macros no MS-Excel para facilitar a correção e adequação dos dados dos empregados para recarga no SAP, reduzindo muito o tempo de trabalho das equipes de Recursos Humanos. Atividades que levariam vários meses foram executadas em poucos dias. Com isso, tivemos uma significativa redução de custos e de tempo”, aponta Carvalheiro. 

O saneamento e comparação de dados, com apontamento de erros para correção conforme as regras e layout do e-Social (que possui cerca de 200 campos para cada funcionário), assim como para quaisquer outras obrigações legais e de negócios, estão entre os maiores benefícios, segundo ele. “Estamos satisfeitos com os resultados e preparados para novos desafios. Além disso, com a expertise e experiência da equipe NalbaTech, foi possível resolver problemas complexos, com o mapeamento de necessidades e entrega de um projeto muito rapidamente”, comenta o gerente de CIS da Sabesp.

Regras de Segurança do SAP

Outro fator que pesou na escolha da solução Innowera, segundo Carvalheiro, foi a especialização da plataforma no ambiente SAP a sua capacidade de atendimento às regras de segurança do sistema de gestão, tais como como consistências e perfis de acesso, por exemplo. “Isso garante a execução segura dos processos e reduz a necessidade de replicação destas regras do lado de fora do ERP. A solução eliminou a manipulação e manutenção de dados realizadas manualmente pelos usuários, o que acarretava processos propensos a erros e tarefas exaustivas, além de poder afetar a segurança e qualidade dos dados”.

Outro grande benefício obtido: melhor tomada de decisão

Osvaldo Antonio Pazianotto, CIO da Sabesp, comenta que, como desejado, a solução Innowera se mostrou bastante aderente aos processos de negócios da Sabesp, entregando muitos benefícios e, principalmente, evitou customizações e desenvolvimentos na plataforma SAP ERP, que são complexos e tem alto custo.

“A tomada de decisão também é beneficiada pela possibilidade da aprovação de formulários em tempo real diretamente no celular e e-mail, sendo que relatórios obtidos via extração e conexão entre tabelas mapeadas dentro do SAP facilitam o atendimento da demanda em tempo recorde. Os benefícios com o Innowera e apoio da NalbaTech, são enormes. Agora é possível a realização de análise mais criteriosas e analíticas das informações de negócios”, acrescenta.

Login