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As 5 principais razões pelas quais o CIO deve se preocupar com os testes de software

Kevin Dunne (*) 

Qualquer pessoa que atue em desenvolvimento de produto sabe muito bem a importância do controle de qualidade. Mas, e aquelas que estão no nível executivo?

Os CIOs e CTOs podem ter prioridades diferentes, mas no final do dia eles devem se preocupar com os testes de software tanto quanto todos os que atuam com o desenvolvimento das aplicações. Isso ocorre porque os testes gerenciados adequadamente – aqueles que são consistentes, reproduzíveis e ocorrem com antecedência e com frequência - podem, na verdade, acelerar o tempo de comercialização do produto e evitar softwares com bugs. Como resultado, a estratégia correta de testes de software pode permitir aumentar a receita, impulsionar a inovação e evitar erros dispendiosos.

Com isso em mente, como você, desenvolvedor, pode convencer seu CIO (ou CTO) de que eles devem se preocupar com os testes? Comece, então, com estes cinco pontos de interesse:

1. Redução de Riscos do Negócio

Se sua empresa não testar novas versões de software (ou não testá-las corretamente), isso significa que seus clientes farão testes para você. E se seus clientes encontrarem um problema, é provável que eles não fiquem felizes.

Embora existam vários defensores dos testes durante o percurso, com o produto já em operação comercial, essa abordagem pode se mostrar altamente arriscada, especialmente se o software lida com qualquer tipo de dados confidenciais. E uma abordagem à esquerda (durante o processo de desenvolvimento) se mostra ser mais eficaz para testes em DevOps. O que importa? O teste adequado do software pode reduzir o risco, diminuindo a probabilidade de o seu negócio entregar para o mercado um aplicativo com bugs que podem deixar os clientes insatisfeitos, conduzindo à perda de receita ou, o pior de tudo, com graves violações de dados.

2. Medir o ROI durante o desenvolvimento

O CIO provavelmente gasta uma quantidade significativa de dinheiro em desenvolvimento. Se a empresa não atua em conjunto com o desenvolvimento e a equipes de testes, é como investir dinheiro em um projeto sem parar para ver os resultados.

Os CIOs querem garantir que se obtenha o retorno adequado de todo o dinheiro que gastam em desenvolvimento e engenharia, e a única maneira de fazer isso (sem mencionar que esta é a única maneira de se fazer entender a quem faz um bom trabalho) é testar o que cada equipe constrói. Caso contrário, o CIO simplesmente terá que aceitar a palavra dos desenvolvedores de que a equipe construiu o que se deveria, que construiu e entregou totalmente no plano do projeto.

3. Timelines Melhoradas

Historicamente, o teste de software ocupa a última fase em um plano de desenvolvimento. Se esse for o caso, o teste tem um impacto imediato em fatores como a data de lançamento e o tempo total de lançamento no mercado, que são críticos para o sucesso do negócio, especialmente quando a concorrência é alta.

No entanto, se sua equipe não tiver um processo de teste bem gerenciado, que seja consistente com a automação, muita coisa pode dar errada. Por exemplo, algo tão simples quanto um testador ficar doente pode acabar com todo o final do cronograma de produção. Em vez disso, os CIOs devem investir para tornar os testes mais repetitivos possíveis para evitar esses tipos de atrasos imprevistos.

Levando isso um passo adiante, se sua equipe abraçar um turno para que os testes ocorram mais cedo e com mais frequência ao longo do processo de desenvolvimento, isso pode realmente ajudar a acelerar o tempo de entrada do produto no mercado, o time-to-market, levando a uma economia de tempo ainda maior.

4. Maior Eficiência

O CIO também deve se preocupar com mais do que apenas os testes em andamento – ele, ou ela, deve se preocupar em ter e poder contar com testadores dedicados. Se você assumir que o teste precisa ser feito, independentemente de você ter bons testadores e processos repetitivos, isso significa que você pode muito bem acabar com desenvolvedores que também lidam com testes. Essa duplicação pode parecer ideal na teoria, mas pode, na verdade, diminuir a eficiência.

Os desenvolvedores são recursos caros, cuja principal responsabilidade é escrever código, e fazer a mudança de “escrever código” para “teste de código” requer uma mentalidade completamente diferente. Embora ter desenvolvedores que também possam realizar os testes seja um grande benefício, pedir a esses profissionais que mudem este contexto regularmente pode diminuir, de fato, a eficiência. Especialmente para grandes organizações, aquelas que criam softwares em grande escala, há enormes ganhos de eficiência provenientes de testes dedicados.

5. Feedback melhorados

Na mesma linha de raciocínio, investir em testadores dedicados e experientes, que podem atuar como especialistas no assunto, oferece inúmeros benefícios, criando um ciclo de feedback efetivo em tempo real. Por exemplo, esses especialistas podem fornecer comentários sobre áreas do software que podem precisar de atenção extra ou simplesmente não são viáveis, e podem fazê-lo logo no início do projeto. Esse tempo faz com que seja mais barato em termos de tempo e dinheiro fazer as alterações necessárias.

Por outro lado, se você não fizer nenhum teste ou tiver testes conduzidos por desenvolvedores (que normalmente não são capazes de assumir a perspectiva dos usuários finais, da mesma forma que os testadores experientes), você não terá esse feedback até que o software entre chegue ao mercado e nas mãos dos usuários finais. E quando esse feedback chegar, fazer alterações necessárias pode custar caro justamente porque você já dedicou muito tempo e dinheiro para criar algo que, na verdade, não atende adequadamente às necessidades dos seus clientes.

Ajude o CIO a entender (e melhorar) o impacto nos negócios dos testes

De riscos e custos reduzidos até o aumento da eficiência, há inúmeros benefícios advindos da atenção e do investimento em testes. Como resultado, é importante para todos, desde a equipe de desenvolvimento de produtos até o C-Level, a se preocuparem com os testes. E quando isso acontece, toda a sua organização pode trabalhar em conjunto para criar um ambiente de testes bem gerenciado que tenha um impacto positivo nos resultados finais da empresa.

(*) VP de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da QASymphony.

 

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