Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongTecnologia alguma pode substituir, alterar ou deletar o espírito humano

Tecnologia alguma pode substituir, alterar ou deletar o espírito humano


Educação é muito mais que utilizar recursos tecnológicos. Para ela, é necessário enfatizar a busca do equilíbrio físico e emocional, na medida do possível, estimular a prática de atividades que permitam o desdobramento daquilo que tecnologia alguma pode substituir, alterar ou deletar:  “o espírito humano”.

Soraya acredita que a tecnologia revolucionou completamente a relação dos homens na sociedade em que vivemos,  que a mídia em geral é uma arma poderosíssima para o bem ou para o mal da Educação. Para a  liberdade de comunicação e para a facilidade de uso, as mídias sociais tornaram-se uma “febre”.

Acompanhe nosso bate-papo com a pedagoga e pós-graduada em Educação que ministra aulas de informática e robótica educacional para alunos de educação infantil (jardim I) e ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) no Colégio Rumo Inicial.

IT Portal - Como foi parar na área de informática? Conte-nos um pouco do seu histórico ...

Soraya Lopes - No final da década de 90 resolvi fazer um “cursinho” de Informática básica, pois era a “sensação do momento”. DOS, Windows 3.1 e alguns aplicativos, como Word e Excel, a título de atualização e conhecimento. Foi aí que comecei a me apaixonar pela “coisa”. Quando eu estava no final do curso vi um anúncio no jornal do meu bairro - veja você... quando tem que ser... será! - que um colégio estava precisando de uma professora de Informática e lá fui eu com a cara e a coragem. Fui contratada! Daí pra frente não parei mais de estudar, sempre visando a aplicação da Tecnologia em prol da Educação.

IT Portal - Qual é o perfil dos seus alunos?

Soraya Lopes - Ministro aulas desde a Educação Infantil (crianças a partir de 4 anos que estão no Jardim I) até Ensino Fundamental II que compreende do 6º ao 9º ano, totalizando em torno de 500 alunos.

IT Portal - Existe um programa para capacitação/atualização do corpo docente às novas tecnologias na Instituição?

Soraya Lopes - Um programa específico, não. Além de ministrar as minhas aulas, auxilio a equipe pedagógica como suporte no planejamento das aulas, com palestras, ideias e, na maioria das vezes, acompanho as aulas interdisciplinares que envolvem Tecnologia.

IT Portal - Como é a infraestrutura do laboratório?

Soraya Lopes - No laboratório temos 17 micros em rede com circuito de TV interligado, além de lousas digitais em algumas salas de aula para uso dos professores.

IT Portal - Como é o acesso à Internet dos alunos e professores?

Soraya Lopes - O acesso dos professores é livre e os alunos acessam em algumas aulas específicas.

IT Portal - O que acha do projeto PC do Professor? Ele atende às necessidades? É suficiente? Precisa melhorar?

Soraya Lopes - Penso que tudo o que se faz pensando em beneficiar os professores, principalmente com o intuito de estimulá-los, ou mais, de despertá-los para o mundo tecnológico,  é válido. Não é suficiente sem a devida capacitação, mas já é um começo. Quanto às necessidades, acredito que um bom professor “cria” a sua aula de forma a atender as necessidades dos seus alunos. A tecnologia é somente uma ferramenta a mais nesse processo. Há alguns anos não tínhamos tantos recursos e nem por isso deixamos de ter excelentes professores com suas aulas fascinantes, proporcionando-nos aprendizagens significativas.

IT Portal - Qual o maior desafio do uso de tecnologias da informação e convergências na educação?

Soraya Lopes - Sem dúvida é o rompimento da barreira que ainda existe (muito mais do que imaginamos) na aceitação da tecnologia como ferramenta educacional e sua utilização coerente, integrada ao planejamento pedagógico.

IT Portal - Sabemos que a rotina de um professor costuma ser corrida. O que este profissional deve fazer para estar sempre atualizado diante das inovações tecnológicas - que são constantes - e para conseguir um bom nível de comunicação tecnológica com seus alunos?

Soraya Lopes - As crianças e jovens de hoje têm uma incrível facilidade em lidar com a tecnologia, pois para eles é tudo muito comum, muito simples, e porque nasceram nessa era digital. Eles aprendem muito comigo, mas eu aprendo muito mais com eles. É uma troca de saberes diferentes. E isso é maravilhoso. Portanto, nós professores temos que correr atrás. Estudar, estudar, estudar... capacitar-se! Participar de cursos, palestras, congressos, grupos de estudos, ler muito, pesquisar... Temos que saber organizar o nosso tempo. É um exercício constante em nossa rotina. Acredito que na vida temos prioridades e devemos partir delas, não perdendo, jamais, o foco daquilo que pretendemos. Cabe a cada um o seu direcionamento.

IT Portal - Como se adequar ao uso das chamadas escolas digitais diante de um sistema de pedagogia conservador adotado até os dias de hoje?

Soraya Lopes - Flexibilidade, comprometimento, capacitação e bom senso.

IT Portal - Quais ferramentas mais utiliza no dia-a-dia?

Soraya Lopes - Essa questão é bastante interessante porque eu vivo a minha profissão vinte e quatro horas por dia. Para você não pensar que eu sou maluca e entender melhor, um dia desses, assistindo um desenho na TV Cultura com a minha netinha de três anos, no qual alguns bichinhos cantavam uma música, logo pensei:  “Nossa! Essa musiquinha ficaria muito legal nas minhas aulas de Robótica para os meus pequenos”. Portanto, além das ferramentas essenciais das minhas disciplinas, utilizo músicas, filmes, vídeos, material impresso. Enfim, repetindo o que eu já disse, eu tenho a prioridade (meus alunos), mantenho o foco no meu objetivo (a aprendizagem) e corro atrás.

IT Portal - Acha que as mídias sociais podem ajudar/interferir na educação? De que forma?

Soraya Lopes - A mídia em geral é uma arma poderosíssima para o bem ou para o mal da educação. Pela liberdade de comunicação e facilidade de uso, as mídias sociais tornaram-se uma “febre”. E por que não usá-las para o bem? Que elas sejam, então, uma “febre educacional”! Creio que a Educação não tem começo nem fim, porque Educação é meio... é processo. Esse processo transcorre na mediação dos caminhos a serem percorridos. Cabe a nós, professores e família (também), “iluminarmos” esses caminhos.   

IT Portal - Qual plataforma prefere utilizar? Por quê?

Soraya Lopes - Nas aulas de Informática: Windows porque na faixa etária em que leciono a maioria das crianças e jovens já tem familiaridade com esse sistema operacional, facilitando de forma expressiva a introdução de novos saberes.

Nas aulas de Robótica: LEGO – a metodologia LEGO é simplesmente fantástica. Em 2009 tive a oportunidade de participar da Capacitação Internacional para Educadores LEGO e fiquei maravilhada.

IT Portal – O que gosta de fazer nas horas vagas?

Soraya Lopes - Sou uma pessoa normal (risos). Gosto muito de ficar com a minha família - as pessoas que eu mais amo -, pois esta vida é curta e minha família é meu maior tesouro. Mas também gosto de viajar, dançar, namorar... coisas boas que todo mundo gosta, além, é claro, das atividades que faço para a minha profissão, pois também amo a minha profissão. Você que leu o meu artigo, deve ter percebido que eu sou verdadeiramente apaixonada pela minha profissão.

IT Portal - Pratica algum tipo de esporte, participa de algum projeto social? Toca algum instrumento musical?

Soraya Lopes - Sou apaixonada por esportes e pratiquei vários na minha juventude, mas atualmente o máximo que faço é caminhar. Reconheço que preciso melhorar nessa questão. Amo uma música bem tocada. Aprendi piano clássico, mas há muitos anos deixei de tocar. Não sei mais nada (risos). Sou idealizadora e participante ativa de um Projeto Social em uma comunidade carente na Vila Moraes, em São Paulo, que atende a algumas famílias com recursos básicos para o exercício de sua cidadania: alimentação, roupas, remédios, passeios e festas para as crianças, além de visitas periódicas nas quais somos ouvintes, compartilhando das alegrias e das tristezas dessa comunidade. É um projeto relativamente novo (aproximadamente quatro anos) e “sobrevivemos” de doações (muito difícil...). Mas, vamos caminhando. Tenho apoio de uma Igreja Evangélica (Igreja dos Primogênitos) que tem uma doutrina um pouco diferente das demais, pois seguimos o que está escrito na Torá. Bem, esse assunto seria para outra entrevista (risos)... Enfim, sou uma pessoa de bem com a vida.

IT Portal - Se você pudesse mudar o mundo, o que você mudaria? Por quê?

Soraya Lopes - Algumas coisas no mundo me assustam e me entristecem muito. Mudaria tudo o que traz sofrimento. A felicidade plena deveria ser para todos!   

IT Portal - Como vê o futuro da educação com o das tecnologias e com as crianças cada vez mais interadas com as inovações tecnológicas?

Soraya Lopes - Acredito que o futuro é reflexo do que fazemos hoje. Sou uma pessoa extremamente otimista. Questiono-me se isso é um defeito ou uma virtude, mas prefiro ver as coisas sempre pelo lado bom. A tecnologia revolucionou completamente a relação dos homens na sociedade em que vivemos.

Não sei se somos mais felizes do que foram nossos avós ou nossos pais, porque eles até relatam que tiveram uma vida difícil, mas que eram muito felizes. No entanto, não podemos deixar de certificar que, realmente, nossa vida está mais simplificada, “mais fácil”... Observo na educação que essa questão é bastante complicada, porque os valores desta nova geração, na maioria das vezes, são valores materiais. E isso é preocupante. Não podemos fechar os olhos para o progresso, o avanço tecnológico, porque estamos inseridos nesse contexto. Mas, devemos enfatizar a busca do equilíbrio físico e emocional e, na medida do possível, estimular a prática de atividades que permitam o desdobramento daquilo que tecnologia alguma pode substituir, alterar ou deletar: “o espírito humano”.


Login