Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongUnindo Qualidade à TI para obter a boa gestão

Unindo Qualidade à TI para obter a boa gestão

“No entanto, nem sempre é possível se encontrar no mercado os profissionais que conheçam adequadamente um processo de negócio, e isto pode levar à utilização de soluções equivocadas e ineficazes”.

É o que pensa o gerente de qualidade da Enfil, Fernando Dantas, que se dividia entre a gestão de SGI e TI. Com o crescimento da empresa e, consequentemente das tarefas, tornou-se inviável administrar as duas áreas. Foi quando deixou a TI para ser tocada por um profissional especializado e passou a se dedicar exclusivamente à Qualidade.

Formado, em 1990, em Tecnologia Mecânica em Soldagem pela FATEC-SP e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos na metodologia PMI, o atual gerente de SGI (Sistema de Gestão Integrada) nos conta um pouco sobre sua trajetória, que mesmo mudando de área, nunca deixou a paixão por tecnologia de lado.

IT Portal - Quanto tempo está na ENFIL? Começou com que cargo?

Fernando Dantas – Estou há cinco anos e nove meses na empresa. Iniciei como coordenador de Engenharia e atualmente sou Gerente do SGI.

IT Portal - Em que empresa iniciou sua carreira?

Fernando Dantas - Há muitos anos, no fim da década de 80, na MoDo Chemetics Engineering, empresa sueco canadense na área de papel e celulose. Comecei como projetista mecânico e saí de lá como coordenador de projetos. Iniciei minha carreira na área de projetos no final da década de 70, junto com o fim do “milagre econômico”.

IT Portal - Antes de trabalhar em Qualidade, você trabalhava em TI. Por que a mudança de área e como ela aconteceu?

Fernando Dantas - Na realidade, sou da área de projetos de engenharia, atuando sempre na área de construções soldadas. Meu envolvimento com TI começou com a chegada do AutoCAD na engenharia em 1989/90, tomei gosto pelo “brinquedo”. Sempre fui autodidata, ministrei cursos, implantei sistemas de automatização de desenhos de detalhamento de projetos, no caminho aprendi um pouco de redes.

Na ENFIL, que é fabricante de equipamentos e sistemas para controle da poluição atmosférica e tratamento de água e efluentes líquidos, tínhamos dois gargalos relacionados a TI: o primeiro era com relação ao cadastramento de materiais para emissão de requisições de compra, um processo totalmente manual. Os desenhos de detalhamento eram emitidos pela engenharia e novamente digitados pelo pessoal do cadastramento. Como eu conhecia a potencialidade do AutoCAD para automatização, contatei o desenvolvedor de nosso ERP e, juntos, criamos uma metodologia semiautomatizada para exportação dos dados, eu exportava via AutoCAD e o sistema importava para o FireBird.

O segundo desafio era a implantação de um sistema para gerenciamento de documentos para a engenharia. Fui escalado para coordenar esta implantação e ela foi bem sucedida, o sistema é usado até o momento com sucesso.

Após estas experiências fui convidado a coordenar o Departamento de TI e da Qualidade da ENFIL, que na ocasião não tinha um responsável dedicado. Durante minha atuação com os dois departamentos, aperfeiçoamos o sistema de importação de dados para cadastramento a fim tonar o sistema uniforme e facilitar a inserção das informações. Iniciamos a implantação de um Sistema de Gestão Integrado que compreende as disciplinas de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacionais, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

IT Portal - Como foi para você, mudar de setor na mesma empresa?

Fernando Dantas - Inicialmente frustrante e assustador, pois sempre me senti em casa dentro da engenharia. Por outro, o gosto pelos desafios, me fez abraçar a causa com muita motivação. Tanto que meu cargo na empresa passou de coordenador de SGQ e TI para Gerente de SGI e TI. Devido ao crescimento da ENFIL, começou a ficar inviável tocar as duas disciplinas e contratamos um Supervisor para TI, um profissional formado totalmente dentro deste meio. Isto trouxe uma abordagem mais profunda às tratativas de TI dentro da companhia e permitiu que eu me dedicasse integralmente a esta atividade estratégica da empresa.

IT Portal - De que forma a TI está presente na sua área, no seu dia-a-dia?

Fernando Dantas - Todo o tempo. Não dá para pensar em fazer duas vezes a mesma coisa sem pensar: será que tem como automatizar isto? Aqui no SGI, uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei foi desenvolver um sistema para automatizar a gestão da qualidade. Agora com a integração, expandimos o sistema.

IT Portal - Quais ferramentas são utilizadas no seu setor?

Fernando Dantas - Temos o SISQUALI, ferramenta em DELPHI para o gerenciamento das informações do SGI, como controle e custos das “não-conformidades”, acompanhamento de indicadores de contratos, emissão de relatórios de auditorias internas, externas e em fornecedores, controle de calibração de equipamentos de medição.

Para o controle de adequação à Legislação Ambiental e de Saúde e Segurança usamos o Sistema Operacional de Gestão Integrada da Verde Gaia, para o acervo de normas técnicas usamos o GEDWEB da TARGET e a própria Intranet, que criamos há dois anos para inserir a documentação do SGI.

IT Portal - Quais são as principais atividades do seu departamento?

Fernando Dantas - No SGI devemos assegurar que todo o sistema produtivo da empresa siga as melhores práticas para a realização do produto, ou seja, melhorar a competitividade sem aumentar os custos. Fazemos isto através do registro das “não-conformidades” aprofundando suas causas, acompanhando o custo da “não-qualidade”, visitando os canteiros de obra e divulgando as lições aprendidas (erros, soluções e boas práticas) a todos sem expor as pessoas quando falham e elogiando-as quando acertam.

IT Portal - Em sua opinião, como a TI pode ajudar na gestão da Qualidade?

Fernando Dantas - Sem TI não dá para fazer uma boa gestão, porém é necessário usar uma abordagem adequada, pois nem sempre se encontra profissionais que conheçam bem um processo e isto leva a utilização de soluções equivocadas e ineficazes.

IT Portal - A empresa investe em treinamento/atualização da equipe de TI voltados à Qualidade? Como isso funciona?

Fernando Dantas - Nossa equipe de TI está realizando cursos na área de ITIL e o departamento implantou procedimentos baseados na ISO-20 000 e 27 001. O retorno é notado através da melhoria dos serviços de help desk e pelo uso de indicadores de qualidade. A ENFIL investe em treinamento para todos os processos e o resultado é expresso em nossa colocação no ranking das 1000 maiores empresas do Brasil.

IT Portal - Quais suas atividades fora da empresa? O que gosta de fazer nas horas vagas?

Fernando Dantas - Atuo como voluntário no projeto Mãos Que Ajudam, www.maosqueajudam.org.br. Gosto de ouvir música, ler jornais e artigos diversos sobre política, economia e religião. Estou cursando Pós Graduação em SGI, o que não me deixa muito tempo sobrando.

IT Portal - Pratica algum tipo de esporte? Toca algum instrumento musical ou em alguma banda?

Fernando Dantas - Com a desculpa dada acima não estou fazendo mais do que caminhadas esporádicas, mas gosto de ir às pistas de skate com meus filhos para praticar algumas manobras simples, pois não dá mais para fazer as radicais como o Tony Hawk, que é da minha geração. Não tenho afinidade com instrumentos musicais.

IT Portal - Se você pudesse mudar o mundo, o que você mudaria? Por quê?

Fernando Dantas - Na realidade, acredito que estou fazendo isto. Quando crio e educo meus filhos para serem melhores cidadãos, éticos, honestos. Quando procuro tratar minha equipe com respeito e mantê-la motivada, quando ajudo minha comunidade e mostro que, apesar dos nossos problemas, vale a pena ajudar os que necessitam mais que nós. Acredito que as pessoas podem melhorar, se quiserem e se souberem como. Não acredito em uma mudança brusca ou mágica. A primeira seria sanguinária; e mágicas, só para o David Coperfield.

Login