Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongCloud Computing ainda com a seguran

Cloud Computing ainda com a seguran

Mas ele considera que há ainda um fator crítico a ser debatido: a segurança, já que os dados ficam “online” na internet, em outro local fora da empresa usuária. Outra coisa que o analista  afirma ser aprimorado é o método de cobrança pela utilização do serviço.

Formado em Tecnologia da Informação, Centro Universitário Monte Serrat, Gustavo Orlandini iniciou sua carreira, aos 19 anos, na Assistec informática, como Técnico de Informática. Atualmente, com 28 anos, oito deles só na DHL, coordena uma equipe de dez pessoas, composta por especialista de Telecomunicação de Dados, Telefonia, Servidores e Field Support (Clients), que é responsável por garantir o ambiente de TI, participar de projetos/programas regionais ou locais para melhoria de infraestrutura ou necessidade do negócio e desenvolver soluções que agreguem valor à empresa.

Veja como foi o nosso bate-papo com ele:

IT Portal – Em oito anos na DHL, você já passou por várias unidades da empresa, certo? Com que cargo você foi contratado? Conte-nos como foi sua trajetória na DHL.

Gustavo Orlandini - Comecei como terceirizado prestando suporte técnico à filial de Santos. Após três anos fui para São Paulo trabalhar como Administrador de Servidores Windows, já como funcionário DHL e atendendo em nível Brasil. Logo depois, a empresa passou por uma fusão e nosso departamento foi transferido para Louveira-SP quando  começamos a dar suporte a todo ambiente de Servidores (Windows, Linux e Vmware, Citrix etc) para toda a divisão de Logística da DHL. Em 2009 fui convidado para voltar a São Paulo e liderar o time de Hosting/Telecom e Clients da Divisão DHL Global Forwarding, onde estou atualmente.

IT Portal - Quais os principais planos em TI da empresa para 2010? Quais os objetivos?

Gustavo Orlandini - Como somos uma empresa multinacional e de grande porte a nossa tendência é cada vez mais utilizar as aplicações regionais ou globais. Com isso, conseguimos utilizar as tecnologias mais avançadas, compartilhando os custos com todos os países. Deste modo, conseguimos centralizar as principais aplicações e diminuir a complexidade de IT para o negócio. Esse é o maior objetivo da empresa para este ano.

IT Portal - Além de Cloud Computing,  quais outras arquiteturas e tecnologias que você acha que devem predominar no mercado nos próximos dois anos?

Gustavo Orlandini - BI (Business Inteligence), porque os CIOs querem cada vez mais adotar esta tecnologia e cultura nas empresas. Além do BI, o foco vem sendo nas Mobile Solutions, seguindo a tendência do mercado (afinal quem não quer um Iphone, blackberry etc?). Os CIOs requerem soluções ágeis e nada melhor que conseguir trabalhar utilizando seu smartphone.

IT Portal - A empresa investe em treinamento/atualização da equipe de TI? Como isso funciona?

Gustavo Orlandini – Sim. Anualmente são selecionados alguns membros da equipe para realizar treinamento especifico da área. Também temos ajuda de custo para idiomas e cursos de nível superior. Também temos autorização para assistir a qualquer palestra, evento, seminário que seja de nossa área.

IT Portal - Qual livro de TI ou Negócios que está lendo ou leu recentemente? O que mais lhe chamou atenção nesta obra?

Gustavo Orlandini - Estou lendo “A cabeça de Steve Jobs”. Sou um grande admirador da capacidade de inovação que ele possui.

IT Portal – Então, você deve ser admirador e usuário de Mac! O que acha do novo iPAD? Ele poderá ser utilizado em aplicações de negócios? Como poderia ser isso?

Gustavo Orlandini - Com certeza sou admirador e também usuário de produtos Apple (possuo iPod touch). O Ipad é mais um produto da Apple para revolucionar o mercado, ele é uma mescla de Tablet, Iphone, Ipod, etc. Assim como alguns desses gadgets já são utilizados para uso corporativo o Ipad também tem tudo para se tornar mais uma ótima ferramenta de trabalho para quem precisa trabalhar a distância, já que possui inicialização instantânea como smartphone, processador rápido, tela multitouch, tamanho menor que os notebooks e  ampla biblioteca com mais de 150 mil aplicativos, tudo isso torna o Ipad como mais uma ferramenta de negócios!

IT Portal – Ainda sobre carreira. Sempre temos esta pergunta em nosso Ping-Pong. Ela nos dá a possibilidade de saber mais sobre o mercado e os profissionais. Muitos estudos divulgados apontam o Brasil como um país de grande futuro em TI. No entanto, as vagas oferecidas pelo mercado não estão sendo preenchidas, segundo as empresas - devido à falta de profissionais capacitados. Por que isso acontece e o que poderia ser feito para mudar este quadro?

Gustavo Orlandini - Realmente acontece. Geralmente os profissionais não possuem certificação ou uma segunda língua, com isso não conseguem comprovar seu real valor. As empresas buscam hoje profissionais certificados que possuam pelo menos uma língua estrangeira e capacidade de interagir e agregar valor ao negócio. Alguns profissionais de TI ainda agem como técnico, pensando apenas em resolver tal problema. O que precisa ser feito é que mudem a forma de pensar e tragam soluções para as empresas, a partir do momento que conseguem isto irão buscar conhecimento necessário para atingir seu objetivo.

IT Portal – Bom, vamos sair um pouco do ambiente de trabalho. Quais suas atividades fora da empresa? Pratica algum tipo de esporte? Toca algum instrumento musical ou em alguma banda? Filme preferido? Por quê? Artista preferido?

Gustavo Orlandini - Gosto de praticar esportes no tempo livre os preferidos são Tênis e Trilha com moto.

IT Portal - Qual moto possui? Desde quando pratica esse esporte?

Gustavo Orlandini - Marca Yamaha, modelo XTZ. Comecei a praticar esse esporte quando fui morar no interior de São Paulo, em 2007 e outros amigos que moram lá já praticavam.

IT Portal - Qual foi sua maior experiência nestas trilhas? Já competiu?

Gustavo Orlandini – A maior experiência foi conhecer outras cidades viajando de moto por estradas alternativas. Nunca competi, mas pratico o esporte como lazer.

gustavo_moto.jpg

Login