Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongTecnologias apontam para um mercado mais agressivo

Tecnologias apontam para um mercado mais agressivo

Paulo Francisco de Toledo,  engenheiro eletrônico com especialização em comunicações digitais, é diretor da Brisa, uma companhia nacional de TI especializada no desenvolvimento de projetos de P&D e soluções de governo eletrônico.

Ele acredita que as novas tecnologias apontam para um mercado mais agressivo em valores e serviços, ultrapassando limites geográficos.  “O futuro tende a uma integração global de soluções, levando a aplicação de conceitos como SOA x Cloud Computing x Mobile Solutions x TI Verde para viabilizar soluções globais com custos locais”, acrescenta.

E a quais tecnologias ele se refere?

Paulo Todelo:  Existe uma vasta gama de tecnologias que terão destaque em 2010. Dntre elas podemos citar:
-  Social Computing – Existe uma tendência muito grande para o estímulo da interação de funcionários de maneira coordenada com foco em otimização da máquina corporativa e interação social.
- Wirelles (802.11 x 3G) – A crescente utilização de acessos anytime, anywhere, é uma tendência que trará a obrigatoriedade de uma renovação nos conceitos de adaptação a tecnologia, a qual passa a ser item estratégico para a empresa.
- Cloud Computing – O desenvolvimento de ferramentas e produtos em nuvem levará muitas das empresas do mercado a reavaliação e/ou reestruturação de produtos/serviços e modelos de negócio.
- Mobile Solutions – Acompanhando tendências, cada um maior número de usuários pede pela comodidade e agilidade de acesso a dados estratégicos.
- NOCS - Network Operation Center para gerenciamento remoto, estamos em fase de quebra de paradigma na utilização de centros remotos de monitoramento, viabilizando melhora de qualidade e garantia de serviço.
- Virtualização de servidores – Em ambiente competitivo o mercado busca pela otimização de recursos.
- GPS – Passa a ser estratégica a otimização de recursos humanos e materiais para redução de custos e melhoria de qualidade de serviço.
- VOIP (Voz e Video) – A utilização de serviços que viabilizam a redução de custos para comunicação a longas distâncias é essencial para redução de custos no produto final.

IT Portal -  E quais os principais planos em TI de sua empresa para 2010? Quais os objetivos?

Paulo Toledo - No que diz respeito à nossa TI interna (afinal, trabalhamos aperfeiçoando a TI dos nossos clientes) as principais metas para 2010 são o acompanhando da tendência do mercado, migrando a infra-estrutura atual para soluções mais versáteis e de cobertura internacional (cross-country); a utilização intensiva de VOIP e ampliação no uso de serviços de virtualização; a implantação de videoconferência entre todos os nossos escritórios e com os principais clientes.

IT Portal – Sobre as suas tecnologias que mais utiliza e gosta, Paulo Toledo responde:

Paulo Toledo:  Minha ferramenta favorita, definitivamente, é o e-mail. Resolvo praticamente tudo o que tenho que fazer por intermédio deste serviço.  O celular (3G) é outra ferramenta essencial ao meu dia-a-dia – sem ele (e associado ao e-mail) não conseguiria realizar 25% das atividades que desenvolvo diariamente.

IT Portal – Qual livro de TI ou Negócios que está lendo (ou leu) ? O que lhe chamou mais atenção nestas obras?
Paulo Toledo - Gostaria de indicar quatro leituras recentes:

Leadership in the Era of Economic Uncertainty (The New Rules for Getting the Right Things - Done in Difficult Times), by Ram Charan). É interessante como é apresentado (passo a passo) aquilo que não deveria ser uma regra apenas em tempos de crise, mas no dia a dia de uma gestão efetiva. Itens como evitar o distanciamento excessivo “become a much more hands-on executive”, reavaliar estrutura, pessoas, ser transparente, identificar clientes de alta importância realmente devem ser tidos como ação corretiva e não ação preventiva.

A obra Extreme Toyota (Radical Contradictions That Drive Success at theWorld’s BestManufacturer), by Emi Osono,Norihiko, Shimizu and HirotakaTakeuchi with John Kyle Dorton, aborda a estratégia de traçar metas inatingíveis fazendo com que os funcionários busquem constante mudança, modificando processos e quebrando paradigmas. Nos faz refletir sobre o significado da expressão “estímulo para funcionários”.

Por sua vez, “Leadership and the Sexes (Using Gender Science to Create Success in Business)”, de Michael Gurian com Barbara Annis, aborda as diferenças apontadas entre ambos os sexos é realmente um ponto interessante para a liderança no dia a dia, além de apresentar grande importância na decisão de alocação de pessoas e áreas e tarefas específicas.
Outro livro, o Economia Digital, de Don Tapscott, relata as dificuldades em lidar com a velocidade das inovações, a intensificação do uso da tecnologia e a competição em escala global são cruciais para a perenidade da empresa no mercado global.

IT Portal - Quais as principais publicações sobre TI que mais lhe agradam?

Paulo Toledo - Minhas revistas preferidas são a TI Inside, Telesíntese, Teletime, InformationWeek,  DecisionReport, Info Exame, além das áreas de Tecnologia em periódicos: UOL, TERRA, New York Times.

IT Portal –  Muitos estudos divulgados apontam o Brasil como um país de grande futuro em TI. No entanto, as vagas oferecidas pelo mercado não estão sendo preenchidas, segundo as empresas  - devido à falta de profissionais capacitados. Por que isso acontece e o que poderia ser feito para mudar este quadro?
Paulo Toledo - De fato, as empresas têm encontrado muitas dificuldades em recrutar os profissionais de TI e isto tem acontecido por conta das conhecidas deficiências do sistema educacional brasileiro. O que precisamos é uma maior atenção e prioridade para as escolas, desde o ensino básico até o superior, passando pelo ensino técnico profissionalizante. No curto prazo, o governo deveria estimular (e apoiar financeiramente), nas escolas privadas, cursos de formação profissionalizante em TI. Dentro da BRISA, temos desenvolvido intensa atividade de treinamento e formação de nossos colaboradores, visando qualificá-los para as demandas do mercado e para a competição, que hoje é global.

IT Portal – E suas atividades extra empresa. Quais são? Pratica esportes, pintura, toca em alguma banda?

Paulo Toledo - Como hobby, pratico golf. Tenho também interesse em vinhos e participo de uma importadora de vinhos argentinos.

Login