Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongEmpresa deve manter o bom profissional

Empresa deve manter o bom profissional



Maria Cristina Matere, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas, com 24 anos na área e atualmente ocupando o cargo de Gerente de TI na quantiQ, nova denominação da Ipiranga Química, - e onde está há 12 anos - nos conta neste nosso Ping-Pong sobre a sua visão acerca do atual cenário da formação e contratação de profissionais de TI nas empresas.

Ela destaca que o boom de oferta de cursos de TI presenciado nos último anos favoreceu a formação de um grande número de profissionais, que, em sua avaliação, “talvez, não tiveram a oportunidade de conhecer a fundo os assuntos estudados e se lançaram no mercado seguindo na onda da Internet, quando o mercado começou a ser mais demandado”, afirma ela. “Mas, existe no mercado todo tipo de profissional e há, sim, muita gente no mercado sempre se capacitando, buscando conhecimento em novas tecnologias, e, mais importante do que isso, entendendo como a TI pode contribuir de maneira efetiva para o desempenho e os negócios das empresas”.

Maria Cristina Matere acrescenta: “Esse é o profissional de TI completo – aquele que consegue, com o seu trabalho, agregar valor ao negócio da empresa. Nós, na quantiQ, já tivemos algumas experiências ruins na contratação de profissionais, principalmente com terceiros. Algumas consultorias alocam profissionais nas empresas, sem a capacitação requerida ou totalmente inexperientes - apenas preenchendo vagas. E ai é um desgaste total!”, conta ela. Mas, quando a empresa que procura - ou tem - um profissional experiente, "pronto", deve saber valorizar esse profissional para contratá-lo ou retê-lo”!

Sem entrar em detalhes sobre esta experiência, vamos saber de Maria Cristina como é o seu dia-a-dia na quantiQ. Ela nos conta que a sua área possui 18 profissionais, sendo 7 deles terceirizados.

Maria Cristina Matere - Nossos objetivos estão sempre baseados na necessidade de buscar oportunidades / alternativas que contribuam com a melhoria dos processos, ganhos de produtividade, redução de custos e que facilitem a geração de novos negócios, além de garantir a continuidade da operação da empresa, zelando pela segurança e integridade de sua informação.

IT Portal – Para atender a esta demanda, quais os planos para 2010?

Maria Cristina Matere - Nessa linha, temos como principais planos em TI para 2010, na área de infra-estrutura investimentos na atualização de hardware e software  de nossos sistemas de segurança. Também estão previstos investimentos na melhoria da disponibilidade, capacidade e contingência dos recursos e serviços oferecidos pela área. As revisões de infra-estrutura de nossas filiais em função do crescimento dos serviços também estão em nosso planejamento. A vigilância digital também faz parte disso.

IT Portal – Maria Cristina também destaca os planos para a área de sistemas:

Maria Cristina Matere – Aqui teremos a continuidade a desenvolvimentos internos, complementando / melhorando processos já existentes em nosso ERP - chamado BIG (Banco Inteligente de Gestão). O plano inclui o sistema de roteirização e rastreabilidade das entregas da empresa, que integrado ao nosso ERP, permite maximizar a ocupação dos veículos, reduzindo os custos de entrega, e que a equipe de vendas e também nosso cliente tenham visibilidade da previsão de cada entrega. Na área da colaboração, teremos o EDI com os transportadores, e na comunicação, prevemos a reformulação de nosso site institucional e nosso portal Intranet.

IT Portal – Certamente será um ano bem movimentado. Para suportar a forte rotina, quais as atividades fora da empresa?

Maria Cristina Matere - Gosto muito de pintura a óleo em tela. Mas, ultimamente não tenho conseguido dedicar tempo a essa atividade. Tenho em casa uma adolescente de 13 anos e uma garotinha de 4 anos que tomam todo meu tempo livre e que são a paixão de minha vida. E o que mais tenho feito em horas de laser é andar de bicicleta e passear na praia com minhas filhas nos finais de semana.

IT Portal - Qual livro de TI ou Negócios que está lendo (ou leu)? O que lhe chamou mais atenção nesta obra?

Maria Cristina Matere - Acabo de ler o livro “Gerenciamento de Serviços de TI na Prática, Ivan Luízio  Magalhães e Walfrido Brito Pinheiro. O livro detalha as disciplinas do ITIL de uma maneira bem simples, objetiva e serve como um guia para implementação de cada um dos processos.

IT Portal – E quais as tecnologias que predominarão em 2010?

Maria Cristina Matere - Oracle Database, BI e desenvolvimento, Microsoft AD / File Server, Virtualização, Cisco IP e Wireless Switches para WMS, Citrix.

Login