Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongÉ formidável a portabilidade que podemos alcançar com o XML

É formidável a portabilidade que podemos alcançar com o XML



O programador cita alguns exemplos para o uso do XML, como a nova versão do Windows Server que nos permite fazer algumas de suas configurações com uso de XML e também os métodos de persistência de dados como o Hibernate para o Java e o LINQ para a Microsoft.

“Eu acho realmente formidável a portabilidade que podemos alcançar com o uso de XML tanto no desenvolvimento de aplicações quanto em novos sistemas operacionais que estão surgindo. Também vejo que está havendo uma integração cada vez maior entre sistemas operacionais diferentes e isso só nos beneficia cada vez mais”.

Questionamos sobre qual sistema operacional prefere e Menezes respondeu que cada um dos sistemas tem seu espaço no mercado. Destacando o Linux pela segurança, o Windows pela sua amigabilidade e o Mac no uso de aplicações gráficas.  E acredita que com o passar dos anos, “esta será uma pergunta cada vez mais fácil de responder, pois atualmente os laços entre estes sistemas estão se estreitando cada vez mais”.

Quando o assunto aborda as dificuldades da área de TI, Menezes destaca a falta de investimentos, tanto das empresas como para o conhecimento da população.

Conheça um pouco mais nosso entrevistado:

IT Portal - Qual a sua formação?

Ronaldo Menezes - Estou no penúltimo ano do curso superior de análise de sistemas
IT Portal - Quanto tempo está na empresa?

Ronaldo Menezes - Há mais de 3 anos

IT Portal - Começou com que cargo e qual o cargo atual?

Ronaldo Menezes - Comecei trabalhando na área de TI como analista de suporte e com o passar do tempo fui me especializando e passei a administrar todo o parque de máquinas.

IT Portal - Quais as responsabilidades e atribuições atuais?

Ronaldo Menezes - Atualmente, trabalho na área de desenvolvimento de softwares com a linguagem Delphi para integração de máquinas de automação industrial.

IT Portal - Qual o ramo de atividade da Sunnyvale?

Ronaldo Menezes - A Sunnyvale atua na área de vendas de máquinas de automação industrial para todo o Brasil por mais de 30 anos sendo detentora de máquinas que possuem alta tecnologia. A empresa possui diversos segmentos de máquinas que vão desde embaladoras à vácuo, impressoras ink-jet em caixas de papelão, esteiras, detectores de metal e raio-x até máquinas laser. Na empresa trabalham em torno de 150 funcionários na matriz que fica em São Paulo, onde eu atuo, e mais alguns colaboradores que ficam em nossa fábrica na cidade de Itaquaquecetuba - SP

IT Portal - Quantas pessoas compõem a equipe de profissionais de TI da empresa?

Ronaldo Menezes - Atualmente temos 3 pessoas na equipe de TI.  Sendo que cada uma delas é focada em ramos diferentes, temos o gestor da área que se chama Marco Antônio Corradini que atua também na área de customização e manutenção do sistema de ERP da empresa (Microsiga) junto com o colaborador Felipe Caro e o colaborador Tiago Santos que atua na área de suporte e administração da rede.

IT Portal - Quais as tecnologias usadas na empresa? 

Ronaldo Menezes - Além do Microsiga(versão Protheus 10), nós utilizamos também o servidor de e-mails Exchange 2007 da Microsoft e o BRMA que é uma suíte de distribuições que nos provê acesso à internet com aplicação de políticas e firewall.
IT Portal - Qual livro de TI ou Negócios leu recentemente (ou está lendo)? O que lhe chama (ou chamou) mais atenção nesta obra?

Ronaldo Menezes - Terminei de ler A Arte da Guerra recentemente e atualmente estou lendo um livro chamado Morcegos Negros que retrata o envolvimento entre PC Farias e a máfia italiana em operações bilionárias de lavagem de dinheiro na campanha Collor. Fazendo menção ao livro Arte da Guerra, que já li, me identifiquei com muitas de suas passagens, pois são mostradas técnicas inovadoras para enfrentarmos problemas corriqueiros que temos com uma visão única. Já no livro Morcegos Negros, vemos as histórias de corrupção do Brasil sendo tratadas de maneira inteligente e atrativa, nos fazendo muitas vezes achar que o livro conta alguma história fictícia.

IT Portal - Prefere sistemas baseados em Linux, Windows ou Mac?  Por quê?

Ronaldo Menezes - Eu vejo que cada um desses sistemas tem seu espaço no mercado. Destaco o Linux pela segurança, o Windows pela sua amigabilidade  e o Mac no uso de aplicações gráficas. Mas, com o passar dos anos, vejo que esta será uma pergunta cada vez mais fácil de responder, pois atualmente os laços entre estes sistemas estão se estreitando cada vez mais no meu ponto de vista.

IT Portal - E sobre a virtualização? O que acha?

Ronaldo Menezes - Vejo que a virtualização é um dos maiores benefícios existentes na área de informática atualmente e que isso não mudará sendo e que seu uso crescerá cada vez mais. Sempre utilizo máquinas virtuais e recursos de virtualização, seja para testar um novo software que desenvolvi ou para estudar novos sistemas operacionais. Temos várias provas recentes que mostram o quanto a virtualização é forte, uma delas, seria a tecnologia de virtualização que a Microsoft está usando na nova versão do Windows Server chamada Hyper-V, dentre tantas outras existentes no mercado.

IT Portal - Muitos estudos divulgados apontam o Brasil como um país de grande futuro em TI. No entanto, as vagas oferecidas pelo mercado não estão sendo preenchidas, segundo as empresas - devido à falta de profissionais capacitados. Por que isso acontece e o que poderia ser feito para mudar este quadro?

Ronaldo Menezes - Um dos maiores impactantes no meu ponto de vista seria o fato de o candidato não possuir conhecimentos na língua inglesa. Vemos que as melhores publicações e artigos técnicos estão neste idioma e para que possamos sobreviver não só na área de TI como em outros ramos da informática, é imprescindível que este requisito seja preenchido por qualquer candidato a uma boa vaga. Uma solução que daria para a mudança desse quadro seria a de doutrinar e conscientizar cada vez mais precocemente a população a utilizar computadores e capacitá-los em cursos de idiomas com valores compatíveis a todas as faixas populacionais com o uso de bolsas de estudos.

IT Portal - Quais as dificuldades que mais encontra no setor de TI?  

Ronaldo Menezes - Vejo que a área de TI em muitas empresas é vista como uma área que só gera gastos e que não estimula investimento por parte de muitos gestores de outras áreas. Isso pode ocorrer até pela falta de conhecimento da dimensão que uma área de TI possui dentro de qualquer empresa e partindo desse ponto de vista friso que deve haver uma conscientização cada vez mais precoce da população da importância do uso de computadores de maneira saudável e construtiva.

IT Portal - Realiza outras atividades em TI fora da empresa (extracurriculares), quais são elas?
Ronaldo Menezes - Desenvolvo projetos em outras linguagens além do Delphi como o PHP e participo de fóruns de tecnologia sempre que posso.

IT Portal - Alguma dica para quem está começando sua carreira nesta área?

Ronaldo Menezes - Quero acrescentar a todos os que trabalham ou pretendem trabalhar, não só em TI como em outras áreas também, para que nunca deixem de estudar e que sejam ávidos por conhecimento e partilha de experiências, pois conhecimento é algo que não pode ser roubado de nós e todo o conhecimento partilhado gera sempre um novo aprendizado.

Login