Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongOs cursos superiores devem ser mais profundos

Os cursos superiores devem ser mais profundos


Como reconhece o papel da educação na formação de bons profissionais, Rafael Martins também dá aulas de informática em uma escola próximo de sua residência para alunos a partir de 12 anos.

Formado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Unip, atualmente cursando Ciências Econômicas na Uninove e fazendo curso de SQL, acredita que os cursos superiores deveriam ser mais aprofundados.

“O ensino superior em informática, desde cursos de ciências, sistemas de informação, tecnólogos e outros, enfatiza apenas o básico, o que faz com que o profissional, para ter habilidade para preencher uma vaga, tenha de realizar cursos de linguagem e outros por ‘fora’, onde o custo é altamente caro, às vezes o dobro do pago no curso superior. Sendo assim, o formando sai com conhecimento muito aquém. Creio que as faculdades deveriam focar em certos pontos, como linguagem nos cursos de sistemas, algo do gênero”. Para Rafael Martins os cursos livres, extra-curriculares são um complemento para o currículo, porém a maioria é caro, o que dificulta a qualificação do profissional.

Para quem está começando na profissão, Martins orienta a não desistir, nunca. “Como ocorre com muitos que iniciam cursos e não atuam na área, mas possuem conhecimentos básicos, o importante é não desistir no início. O aluno deve sempre buscar cursos extras e entrar logo na área, mesmo que o estágio não pague muito bem, porque é com o estágio que aluno irá desenvolver o seu conhecimento”, afirma.

Rafael Martins na Hidro Sistemas

IT Portal – Rafael, você trabalha sozinho na área de TI da Hidro Sistemas?

Rafael - Não.  Trabalho na unidade de SP e tem mais uma pessoa responsável por outra filial no Rio Grade do Sul.


IT Portal - Como a TI é usada numa empresa de comércio atacadista e implantador de sistemas de engenharia?

Rafael - A TI é usada para agilizar a qualidade das informações, como por exemplo, comunicação via Skype, gerenciamento do ERP online, transferência de dados de projetos para o ERP de forma automatizada.


IT Portal - Como pretendem tornar a gestão mais fácil?

Rafael - Nossa meta é incorporar o software de projetos, o AutoCAD, com o nosso ERP chamado Evolution, já estamos bem avançado neste setor.

IT Portal – E as atualizações de sistemas?

Rafael - Utilizamos um gerenciador ERP que centraliza todos os módulos da empresa, se mantendo sempre atualizado.

IT Portal – Você recebeu algum treinamento para utilizar o ERP?

Rafael - Fui treinado pela Planwork, empresa responsável pelo nosso ERP Softbras. Agora estou em atualização sobre as novas funções de nosso sistema gerenciador, pois replico o conhecimento para os usuários de diversos departamentos.
IT Portal - Quais as dificuldades que mais encontra neste setor (TI)?

Rafael - Curso de TI com preços muito altos.


IT Portal - Além do seu trabalho, você também dá aulas de informática.  Quais as maiores dificuldades deles?

Rafael - Além do desconhecimento, a falta de acesso.


IT Portal - Quais as dicas que você dá para seus alunos e para quem está começando agora?

Rafael - Como ocorre com muitos que iniciam cursos, e não atuam na área e tem conhecimentos básicos, o importante e não desistir no inicio e buscar cursos extras, e entrar logo na área mesmo que o estagio não pague muito bem é onde o aluno mais ira desenvolver seu conhecimento.


IT Portal - Qual a tendência da TI nos próximos anos, na sua opinião?

Rafael - Creio que a evolução do momento é a alta velocidade de dados, transmissão, nanotecnologia, wi-fi.


IT Portal – E sobre os sistemas operacionais? Qual sua preferência?

Rafael - Gosto muito de sistema abertos como o Linux, Windows é uma necessidade, pois a maioria dos aplicativos trabalha com ele, porém não é o mais atraente e funcional para aplicações em servers, somente mais comercial, Já o MAC eu não tenho muito conhecimento.

IT Portal – Como vê a virtualização?

Rafael – Ela facilitará, pois o uso de vários sistemas fará com que eles sejam sempre mais portáveis.

Login