Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongAmo ser professora

Amo ser professora

Na faculdade desde 93, ela tem a tarefa de manter seu departamento antenado com a evolução das tecnologias e do mercado, para que os alunos possam ter acesso ao melhor ensino.

Neste Ping-Pong a coordenadora a aponta as dificuldades que uma instituição pública enfrenta para se manter atualizada com os avanços tecnológicos e acredita que o mercado deve mudar a forma de pensamento sobre a nomenclatura “tecnólogo”.  Para Nizi Morselli, o mercado deve ter o claro entendimento do que realmente é um tecnólogo.

Nizi Morselli - “A diferença é o tempo e a forma mais prática como o curso é ministrado. Algumas empresas consideram o tecnólogo como um técnico de nível superior e não é isso, é um profissional apto a exercer a função que qualquer pessoa de 3o grau na área de TI”, afirma.

IT Portal - Muitos estudos divulgados apontam o Brasil como um país de grande futuro em TI. No entanto, as vagas oferecidas pelo mercado não estão sendo preenchidas, segundo as empresas - devido à falta de profissionais capacitados. Por que isso acontece e o que poderia ser feito para mudar este quadro?

Nizi Morselli - Fazendo os empresários e as áreas de recursos humanos entenderem o que é um tecnólogo, e que o curso corresponde ao mesmo de um Bacharelado. A diferença é o tempo e a forma mais prática como o curso é ministrado. Algumas empresas consideram o tecnólogo como um técnico de nível superior e não é isso, é um profissional apto a exercer a função que qualquer pessoa de 3º grau na área de TI.

IT Portal – E como é o seu trabalho na coordenação dos cursos de TI? O que envolve seu trabalho, suas funções?

Nizi Morselli - É algo muito importante e interessante. Isto nos faz estar sempre atualizado com as novas tecnologias de TI que surgem a todo instante, pois os cursos precisam estar alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. A minha função é a comunicação com professores e alunos, verificando os conteúdos ministrados, laboratórios sempre funcionando para atender aos nossos alunos.  Também inclui a revisão contínua dos conteúdos programáticos, realizar visitas, trazer palestrantes que possam acrescentar algo no dia dos alunos, entre outros.

IT Portal – E há quanto tempo você está na FATEC Mauá?

Nizi Morselli - Estou no Centro Paula Souza desde 1993,como professora de ETEC em São Caetano no Sul nas disciplinas de informática, ETEC Jorge Street, depois fui trabalhar na Central do Paula Souza como coordenadora dos cursos Técnicos de Informática do Estado de São Paulo. Quando me aposentei, em 2005, sai da ETEC e iniciei na FATEC Mauá como professora. Hoje sou coordenadora do Curso de Tecnologia de Informática para a gestão de Negócios.

IT Portal – Sobre o departamento de TI da FATEC Mauá: quantas pessoas compõem a equipe de profissionais de TI da faculdade?

Nizi Morselli - Aqui na FATEC Mauá somos sete pessoas, contando o instrutor de laboratório.

IT Portal - Quais as tecnologias utilizadas na Faculdade e quais os planos para este ano?

Nizi Voltareli Morselli – Aqui usamos Internet e  LAN e estamos trabalhando para melhorar a estrutura de rede e internet e os equipamentos, pois teremos no próximo semestre o curso de Produção de Plásticos utilizando a Tecnologia da Informação. Realizamos licitações ou pregões para a aquisição de software e hardware.

IT Portal – E quais as tecnologias predominarão em 2008?

Nizi Morselli - WEB 2.0, redes wireless e 3G

IT Portal - Qual livro de TI ou Negócios leu recentemente (ou está lendo)? O que lhe chama (ou chamou) mais atenção nesta obra?

Nizi Morselli - SOA na prática, JOSUTTIS, NIicolai M.  Este livro é voltado à  simplificar a implantação nas empresas de Web Service. Muito interessante, pois vamos treinar os nossos alunos em uma ferramenta que faz exatamente isso.

Um pouco mais sobre a Fatec Mauá

O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, responsável pela educação profissional publica nos níveis técnico, tecnológico e pós graduação. Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, oferece cursos superiores de tecnologia, ministrados nas FATECs.

A Fatec Mauá oferece cursos na área de TI há 4 quatro anos e está formando a sétima turma neste semestre, uma média de 40 a 60 alunos por turma. Até hoje mais ou menos 420 alunos no mercado de trabalho.


IT Portal - Quais as necessidades de TI que existem na faculdade?

Nizi Morselli - Fica difícil para uma instituição pública como a nossa, manter os equipamentos sempre de última geração para que os alunos possam utilizar nos seus estudos, mas estamos sempre correndo atrás.

Login