Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongO trabalho que vale é quando você representa a vontade coletiva

O trabalho que vale é quando você representa a vontade coletiva

Luís Mário Luchetta tem conciliado a vida profissional com a dedicação firme na atividade associativa, buscando, principalmente, maior reconhecimento dos poderes constituídos para o importante setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no país. 

É sócio fundador da Intelligence Busines & Service, uma consultoria no mercado de tecnologias com o propósito de formar parcerias entre os melhores do mercado. Nosso convite para sua participação no Ping Pong do IT Portal tem a ver com a sua atuação nestes dois campos, que exige muita dedicação.  Seu currículo é extenso, mas vamos listar algumas realizações:

Em novembro de 2004 foi eleito presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro Regional Paraná. Permaneceu no cargo por dois mandatos até o final de 2008. Dois meses depois já assumia uma cadeira no Conselho de Administração da Federação Assespro Nacional, ficando até 2008 no cargo.

Também em janeiro de 2005, assumiu a Revista Nacional de Tecnologia da Informação, único veículo oficial do setor, de responsabilidade da Federação Assespro, da Federação Nacional da Informática (Fenainfo), da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da Sociedade Brasileira para a Excelência do Software (Softex).

Em março de 2006, tomou posse no Conselho Deliberativo da ABES (que associação irmã da Assespro) para o triênio 2006/2009. Em outubro de 2007, foi nomeado membro suplente do Conselho de Administração da Softex. Ocupou a função até fevereiro de 2011, quando assumiu como membro titular.

Em agosto de 2010, ingressou no Conselho de Administração do hoje Instituto das Cidades Inteligentes.

No final de dezembro de 2011, foi nomeado, pelo então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, para exercer a função de membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), na condição de segundo suplente da representação do setor empresarial.

Em maio de 2013 assumiu interinamente a presidência executiva do ICI, cargo que ocupou até dezembro de 2016.

Teve participação em outros importantes eventos e atividades políticas e hoje está à frente da vice-presidência de Governança e Planejamento da Federação Assespro.

IT Portal – Qual o aprendizado com a sua participação em todos estes movimentos? O que valeu a pena e o que não faria novamente?

Luís Mário Luchetta -  que o trabalho que vale é quando você representa a vontade coletiva. Nunca entre em representações setoriais se você tem prioridade unicamente na sua empresa. Juntos é que somos mais.

IT Portal  - Sua experiência na  vida pública associativa empresarial no mercado de TI lhe deu uma certeza: A necessidade das escolas públicas e privadas acordarem: “ as demandas são enormes e as grades de ensino semelhantes há décadas é que atrasam o país”, sentencia ele.

Luís Mário Luchetta -  perfeito, as especializações são necessárias e a escola básica está décadas atrasada, o que nada ou muito pouco contribui com o futuro profissional.

IT Portal - As entidades das quais você participou, elas puderam contribuir – ou contribui - de alguma forma para este tema? Poderia exemplificar? O que a sociedades e as empresas poderiam fazer para contribuir nesta área?

Luís Mário Luchetta -  na verdade são as empresas e as entidades que completam o o que o sistema de ensino não entrega.

IT Portal  - Sobre o mercado de TICs no Brasil . Qual sua avaliação? Ele está preparado para atender à demanda das empresas para a Transformação Digital? 

Luís Mário Luchetta -  Sim, sem dúvida.

IT Portal   - O que pode ser feito para melhorar o cenário? 

Luís Mário Luchetta  - As empresas do setor produtivo e de serviço é que precisam cada vez mais acordar para a importância estratégica da TI em seus negócios, sob pena de desaparecerem perante as inovadoras.

IT Portal   -  Você afirma que as empresas necessitam “acordar para a importância estratégica da TI em seus negócios.  O que impede delas “acordarem”? Elas “acordarão” por si ou que pode fazer com que elas “acordem”?

Luís Mário Luchetta -  fazer o mesmo sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes. Acordarão pelo menos quando a concorrência estiver passando por cima.

IT Portal   - você não citou as suas atividades fora do trabalho. Poderia comentar seus gostos musicais, literatura, filmes.. Sobra tempo para alguma atividade esportiva?

Luís Mário Luchetta -  muita ginástica, pesca esportiva, cozinha e vinhos.

IT Portal  - além disso tudo, Luís Mário Luchetta recebeu várias homenagens e reconhecimentos:

Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná – 2001, concedido pela Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu);

Comenda Duque de Caxias, concedida em julho de 2004 pelo Grande Oriente do Brasil Paraná, em reconhecimento e exaltação aos méritos por relevantes serviços prestados à Pátria, à Ordem Maçônica e à Comunidade Paranaense;

Reconhecimento público, em dezembro de 2008, pela contribuição ao desenvolvimento do setor de tecnologia da informação do Paraná, na gestão 2005/2008, concedido por todos os arranjos produtivos locais - APL’s de TI do Estado do Paraná;

Reconhecimento público pela importante contribuição ao setor nacional de TI na gestão 2009/2010, como vice-presidente de Articulação Política da Assespro Nacional;

Reconhecimento público, em abril de 2011, pela iniciativa de interiorização da Assespro no Paraná, que contribuiu para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais de software e tecnologia da informação nos pólos do Estado do Paraná, e para o despertar da busca constante da excelência em gestão, evidenciada pelos prêmios conquistados pelas empresas paranaenses a partir de 2007;

Título e medalha de Comendador da Ordem do Mérito do Pelicano, concedida em outubro de 2013 pelo Grande Oriente do Brasil Paraná, em reconhecimento e exaltação aos méritos por relevantes serviços prestados à Pátria, à Ordem Maçônica e à Comunidade Paranaense;

No CIO BRASIL GOV de 2014 recebeu o Prêmio Notabile entre as cinco personalidades mais inovadoras de tecnologia da informação brasileira;

Em maio de 2016, recebeu o Prêmio Notabile de personalidade nacional mais influente no CIO BRASIL GOV 2016.

Em março de 2017, recebeu prêmio Personalidade Assespro 40 ANOS, por ter sido um dos empresários que mais contribuiu para o desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação nos últimos cinco anos.

 

Login