Você está aqui: HomeEquipe IT PortalPing-PongInteligência Artificial e IoT predominarão nos próximos anos

Inteligência Artificial e IoT predominarão nos próximos anos

Formado engenheiro eletrônico pelo Instituto Militar de Engenharia (IMEI) no Rio de Janeiro em 1988, com mestrado em IA, também no IME, Aldo Pires é um jovem cinquentão com mais de 30 anos na carreira, tendo começado aos 18 a sua jornada em TI.

Nestas três décadas Aldo viu muitas ondas acontecerem e desaparecerem no mundo das tecnologias, mas viu também muita maturidade do mercado e, para os próximos anos, aposta na predominância da Internet das Coisas e Inteligência Artificial. “Já estamos investindo forte em cada uma delas, com foco em soluções no mercado de seguros”, revela.

O engenheiro está há 20 anos à frente da Addtech, uma consultoria de inovação guiada pelo Design Thinking, com foco em resultados de alto impacto e que facilitam o dia-a-dia dos seus clientes através da colaboração, agilidade, excelência e inovação. A empresa tem sede no Rio de Janeiro, em São Paulo e presença em Miami, nos Estados Unidos.

Como a Addtech é uma empresa que utiliza muita mão de obra qualificada, não podemos deixar fazer a nossa tradicional pergunta sobre a tão comentada “falta de profissionais capacitados” no mercado Brasil. Isso é verdade? Como Aldo Pires vês esta questão?

Aldo Pires - Há um grande gap entre o que as universidades ensinam e o que o mercado demanda. Por exemplo, o currículo de Ciências da Computação até hoje segue a origem da TI no Brasil, que começou com físicos, ou seja, está baseado numa realidade de mais de 30 anos, para preparar profissionais para um mercado onde a cada cinco anos se reinventa!

IT Portal – Você também é professor pós-graduação na FGV, onde coordena o curso de Métodos Ágeis em Projetos. Que comparação você pode fazer entre sua época de escola como aluno e atualmente? Qual a diferença entre os jovens de três décadas atrás com os de hoje?

Aldo Pires - Antes a oferta de informações era pouca, em compensação a formação nas ciências básicas, em especial  e cobrança dos alunos continua em declínio, eu citei que já nas décadas de 70/80 precisava ir a sebo para comprar bons livros de matemática, que já não estavam em catalogo. Esta deficiência na formação, faz com que o aluno perca a capacidade de raciocínio lógico, e consequentemente capacidade analítica. Isso faz da pessoa um consumidor de informações prontas, incapaz de investigar e discernir se aquela informação que lhe é apresentada tem fundamento ou não. A abundância de informações, precisa de capacidade analisai para filtrar as relevantes e raciocínio lógico para saber aonde elas serão aplicadas para produzir novos conhecimentos e riquezas.

IT Portal - Quais suas atividades fora da empresa e da universidade? O que gosta de fazer nas horas vagas?

Aldo Pires - Viajo muito, moro na Ponte Aérea Rio-SP-Miami o que é muito divertido! Adoro nadar e pedalar, gosto muito de esportes, musica, e curto demais minha família!

IT Portal - Toca algum instrumento musical 

Aldo Pires - Esta ai um back-log que ainda não consegui resolver. Amo música, mas sou apenas um ouvinte apaixonado…

IT Portal - Escreve poesia, livros etc? 

Aldo Pires  - Ja publiquei alguns livros técnicos, e adoro livros de filosofia, politica, gestão e tecnologia.

IT Portal – Quais suas obras? Onde podem ser adquiridos? 

Aldo Pires - Escrevi uma série de livros sobre bancos de dados e aplicativos para desenvolvimento rápido como o MS Access, mas não estão mais em catalogo. 

IT Portal - Você faz parte de um clube, participa de algum trabalho social? Poderia citar? 

Aldo Pires - Sou conselheiro do Botafogo de Futebol e Regatas, apoiando na gestão do clube mais tradicional…...rs.

IT Portal – Já que você tocou no assunto futebol. Os 7x1: este placar também acontece na área de TI, se comparado com outros países? Não iremos perguntar sobre o Santos F.C. ter “roubado” o técnico do seu time. 

Aldo Pires - Para começar pelo assunto “roubo”, ninguém rouba ninguém, o Santos contratou um jovem técnico que admiro pela sua capacidade de motivação e liderança de grupo, e acreditamos que temos uma estrutura que dá condições de criar revelar outros talentos, mais do que “roubar" o importante é formar e revelar talentos. Os 7x1 foram um desastre que mostrou o quanto a empolgação sem preparação leva a desastres! O estudo profundo do seu adversário e o seu autoconhecimento, identificando o seu real estagio de organização e capacidade produtiva, permitem evitar outras tragédias, como fazer isto? Muita humildade, e muito, muito trabalho!

IT Portal - Se você pudesse mudar o mundo, o que você mudaria? Por quê? 

Aldo Pires - Sou um otimista incurável, (risos), e creio na evolução do ser humano. A mudança que sonho é que as pessoas acreditem cada dia mais nos valores reais de trabalho, liberdade, honestidade, integridade moral e humildade. Um mundo melhor é resultado direto da qualidade dos seres humanos que o povoam, os meios glorificam os fins.

Aldo Pires no LinkedIN https://www.linkedin.com/in/aldo-pires-69526b

Login