Você está aqui: HomeEquipe IT PortalEstanteEditora ​Springer lança série internacional de livros com o CPqD

Editora ​Springer lança série internacional de livros com o CPqD

 

O CPqD e a editora Springer assinaram um acordo visando a publicação conjunta de uma série internacional de livros chamada Telecommunications and Information Technology. A intenção é publicar dois a quatro livros por ano – que serão destinados tanto a pesquisadores como a profissionais que atuam em empresas do setor.

A série Telecommunications and Information Technology trará artigos científicos sobre uma grande variedade de tópicos e tecnologias em desenvolvimento no CPqD. Fazem parte dessa lista comunicações ópticas e sem fio, sensores, computação avançada e cognitiva, segurança da informação, sistemas embarcados, redes de energia inteligentes (smart grid), armazenamento de energia e sistemas de suporte a operações, entre outros assuntos. Todos os tópicos estão relacionados aos grandes temas estruturantes que orientam a atuação do CPqD: banda larga, smart grid, banco do futuro, cidades inteligentes e defesa e segurança.

O primeiro livro da série, cujo lançamento está programado para este mês de novembro, tem o título Long Term Evolution – 4G and Beyond. A publicação, em inglês, é dedicada à pesquisa e desenvolvimento em comunicações sem fio realizada no CPqD, com foco em redes de banda larga móvel (4G e futuras gerações). Todos os livros da série estarão disponíveis em formato impresso e eletrônico.

“Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento estão voltadas para a inovação tecnológica ligada diretamente às necessidades do mercado global”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD e co-editor da série. “A colaboração entre o CPqD e a Springer deverá ajudar a disseminar internacionalmente os resultados de nossas pesquisas, proporcionando oportunidades para novas parcerias”, acrescenta.

“Estamos animados com a ideia de publicar as pesquisas que vêm sendo conduzidas no CPqD”, enfatiza Mayra Castro, publishing editor na Springer. “Os livros irão tratar de questões importantes que afetam o dia a dia das pessoas e corporações, como mobilidade, segurança da informação e da comunicação e responsabilidade sócio-ambiental”, completa.

Login