Você está aqui: HomeEquipe IT PortalCarreiraEstudo mostra como profissional de TI utiliza tempo livre

Estudo mostra como profissional de TI utiliza tempo livre

Os entrevistados podiam escolher entre 10 opções de atividades que exercem no tempo livre, como ir à estádio de futebol e à igreja. Mais de uma alternativa poderia ser assinalada. Outra preferência em destaque foi o estudo. Como a profissão exige alta qualificação, 79% utilizam o tempo livre também para aumentarem seus conhecimentos. Entre jovens de 18 a 25 anos, o índice sobe para 81%.

Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, a redução da jornada de trabalho, em vigor deste janeiro de 2011, contribui para que o trabalhador tenha uma rotina menos cansativa. “Já sabendo do cotidiano estressante do trabalhador de TI, lutamos para reduzir a jornada da categoria para 40 horas semanais. O profissional pode agora ficar mais em casa, descansando ou com a família. Além de ter mais tempo para estudar, já que a profissão exige que ele se mantenha sempre atualizado”, afirmou.

A pesquisa aponta ainda que as mulheres da categoria consomem mais cultura que os homens. 79% delas vão ao cinema regularmente e 73% afirmam ter o hábito de ler livros não didáticos. Enquanto entre eles, esses números caem para 72% e 58% respectivamente.

Foram entrevistados profissionais da capital e do interior do estado de São Paulo, com renda, idade e escolaridade variadas.