Você está aqui: HomeEquipe IT PortalCarreiraSummit de Educação & Carreira orienta profissionais a repensar a trajetória profissional

Summit de Educação & Carreira orienta profissionais a repensar a trajetória profissional

Tecnologias cada vez mais avançadas mudam rapidamente o cenário do mercado de trabalho e torna-se imprescindível mudar o rumo da vida profissional

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil organizou o I Summit Educação e Carreiras para trazer contribuições em diversos aspectos aos profissionais que atuam no universo de logística, automação e tecnologia. "A ideia foi reunir profissionais reconhecidos para nos fazer repensar nosso posicionamento em relação à nova realidade do mercado de trabalho, novas tecnologias, tendências e futuro das carreiras", avalia Flávia Ponte, gerente da área de Educação da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. "Nós acreditamos verdadeiramente no poder transformador da educação como forma exponencial para os novos tempos", completa Flávia.

Mekler Nunes, fundador da ViSAR Management & Consulting, fez um panorama global sobre as tendências do capital humano e os impactos no ambiente de trabalho. Mekler também destacou a importância da educação para alavancar as carreiras e do quanto, hoje, se faz necessário para as corporações e profissionais buscarem o retorno sobre seus investimentos (ROI).

Sair da zona de conforto e diversidade foram as palavras de ordem de Vania Ferrari, palestrante, autora de livros e mentora há mais de 10 anos. "Hoje em dia e daqui para frente, as pessoas terão que ser boas comportamental e tecnicamente. Setenta por cento das pessoas demitidas são preteridas por comportamento ou desgaste de relacionamento no ambiente de trabalho, portanto precisamos cuidar tanto da tal da Inteligência Emocional", aconselha Vania. Ela ainda apontou que um terço de tudo do que se sabe hoje poderá estar obsoleto em apenas três anos. Para ela, construir uma boa reputação ao longo da sua carreira, fará toda a diferença. "Reputação é o que as pessoas falam de você quando você não está presente e isso é o que verdadeiramente pensam sobre você", pondera.

Lina Nakata, cientista de dados da GPTW (Great Place To Work) fez uma explanação sobre as diferenças entre as gerações no mundo corporativo. Como e porque são classificados os diferentes grupos, os Baby Boomers, Geração X, Geração Y e a Geração Z no ambiente de trabalho e a convivência entre todas elas. "Levamos muito a sério a missão que nos define, "Construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um verdadeiro Great Place To Work", declara Lina.

O painel também moderado por Lina reuniu Willian Bevenucci (trainne da 3M), Camila Panachão (RH da Roche) e Cristiane Oyakawa, da GPTW. O tema central foi o Relacionamento das Gerações no ambiente corporativo e suas consequências, tanto para as organizações quanto para os executivos envolvidos. Como administrar e lidar com as diferenças de idades, gerações, gêneros, credos e como tirar mais resultados para todos a partir das mesmas diferenças.

João Paulo Pacífico, CEO do Grupo Gaia, trouxe uma verdadeira reflexão sobre Jogos Finitos X Jogos Infinitos que todos jogam ao longo da vida e da carreira. A difícil convivência entre a realização pessoal com o sucesso comercial do seu negócio. Identificar que caminho queremos trilhar sem nos violentar. "Sinto uma gratidão enorme por conseguir conciliar a realização de um trabalho fazendo diferença na vida das pessoas, ao mesmo tempo que conquistei credibilidade suficiente para adquirir parceiros que me permitem tornar isso real", agradece Pacífico.

Camila Antunes, Co-founder do Filhos do Currículo, deu uma verdadeira aula sobre mães que trabalham. Discorreu sobre a mudança em sua maneira de enxergar o mundo a partir da maternidade e, especialmente sobre as duas "Camilas" antes e depois de se tornar mãe. "A principal questão foi desconstruir tudo que eu era para começar a me reconstruir completamente renovada. A maternidade torna você uma outra pessoa" avalia Camila.

Liderança Exponencial foi o tema tratado por Marcelo Veras, CEO da Inova. A desafiadora convivência entre a competência comportamental e a convivência técnica para uma transformação imediata dos profissionais do futuro. "Permanentemente temos que nos questionar, nos perguntar "por quê?" ou "por que não?". Os jovens de hoje, que serão os decisores de amanhã, se permitem experimentar, se arriscam a fazer diferente. As startups são exemplos vivos disto", provoca Veras.

Durante a tarde, quatro salas de dinâmicas experimentais colocaram na prática o conteúdo que foi absorvido pela manhã. Sob temas diferentes, os executivos escolheram aquele que mais desejavam conhecer profundamente. Kleber Pinto, da Midiaria liderou uma oficina sobre Linkedin; Luiz Borges, da 3M, abordou Design Thinking; Eduardo Junqueira, coordenador de Suprimentos do Itaú, comandou a oficina sobre Criatividade - Lego; e Lucia Barros, da Bindu Escola de Valores, deu uma verdadeira aula sobre Mindfulness, prática cada vez mais aceita no mundo corporativo e educacional.

Para Fábio Domingues de Oliveira, gerente de operações de empresa de TI e inscrito para o Summit Educação & Carreira, o evento é completamente atualizado e necessário para todos os níveis de profissionais do mercado. "Sem dúvida, um evento bastante enriquecedor. Um encontro para refletir e reavaliar sua carreira e os próximos passos rumo ao futuro", considerou.