Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAconteceABRINT debate questões regulatórias e programa Internet para Todos no Encontro Nacional de Provedores

ABRINT debate questões regulatórias e programa Internet para Todos no Encontro Nacional de Provedores

A expectativa é de mais de 6 mil presentes ao longo dos três dias de apresentações e workshops, além da participação de mais de 100 expositores

No ano em que comemora uma década de existência, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realiza também a décima edição do Encontro Nacional de Provedores Regionais, o maior evento do setor na América Latina. Marcado para os dias 5 a 7 de junho, o encontro será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A expectativa é de mais de 6 mil presentes ao longo dos três dias de apresentações e workshops, além da participação de mais de 100 expositores. Entre os principais assuntos em debate, estão os desafios regulatórios e tributários (como a correta tributação sobre os serviços de telecomunicações e SVA), os impactos do fim da concessão da telefonia e o programa Internet para Todos, dentre outras questões de relevância para o universo de mais de 6 mil Internet Service Providers (ISPs).

As principais autoridades do segmento de Telecom estarão presentes, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o presidente da Anatel; Juarez Quadros; o presidente da Telebras, Jarbas Valente e o diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), Demi Getschko, entre mais de 60 palestrantes. Representantes do governo, associações e empresas, além de diversos especialistas, terão a oportunidade de dialogar sobre os rumos do setor.

"2018 é um ano crucial para o futuro das telecomunicações do Brasil. Temos eleições e diversos projetos em pauta que definirão a que ritmo a internet se expandirá nos próximos anos e como as novas tecnologias serão assimiladas por aqui. Os provedores regionais possuem papel de destaque nesse processo, com a força de quem representa 16% dos acessos de internet no país e ainda está longe de explorar todo o seu potencial. Para seguir se fortalecendo, é fundamental manter a firmeza nas bandeiras que defendemos, por livre concorrência e mais investimento na internet de locais afastados os grandes centros", comenta Basílio Perez, presidente da ABRINT. 

Dez anos de ABRINT

Cerca de 100 pessoas compareceram no primeiro Evento para Provedores, realizado pouco após a fundação da ABRINT, há dez anos. Desde então, o encontro cresceu exponencialmente até atingir os 6 mil presentes na última edição – assim como os provedores ampliaram sua participação no mercado e a internet no Brasil deu um salto no qual a participação dessas empresas foi fundamental. Em 2008, apenas 18% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet. Cerca de dez anos depois, essa proporção aumentou para 54%, segundo dados divulgados pelo 12º relatório TIC Domicílios, elaborado pelo Cetic.br.

Para relembrar as conquistas desses dez anos, o evento terá uma comemoração à altura: no lugar do tradicional jantar para associados, haverá uma festa na noite do dia 6 de junho. "Esse encontro tem muito simbolismo. O balanço dessa década de trabalho é extremamente positivo, vemos que tanto empenho para representar o setor foi recompensado. Queremos celebrar com todos os associados e parceiros que tornaram isso possível", comenta Basílio Perez.

A programação completa e informações sobre inscrições em www.eventonacional.abrint.com.br

Login