Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAconteceNovas redes para IoT serão debatidas no Fórum de Operadoras Alternativas

Novas redes para IoT serão debatidas no Fórum de Operadoras Alternativas

Evento será no  dia 26 de março, no WTC, em São Paulo

As aplicações, contudo, dependem de redes para a transmissão de dados. Como muitas dessas aplicações utilizam sensores espalhados ao ar livre, seja em cidades ou no campo, em geral são usadas redes sem fio para o tráfego de dados. Mas qual é a melhor rede neste caso? O tráfego pela rede celular tradicional pode ser inviável comercialmente para determinados serviços de IoT. Por isso, cresce a demanda por redes de baixo consumo de energia, ampla cobertura e baixo custo por Kb, voltadas especialmente para a Internet das Coisas. É o caso daquelas que usam os protocolos Sigfox e Lora. Ao mesmo tempo, as operadoras tradicionais pretendem contra-atacar, com ofertas mais acessíveis a partir do 5G e também com o padrão NB-IoT. Outra questão pertinente diz respeito à escolha entre montar uma rede de IoT privada ou adotar uma rede pública. Há vantagens e desvantagens em cada caso.

As opções disponíveis de novas redes para IoT e as vantagens e desvantagens de cada uma delas serão debatidas em painel durante o Fórum de Operadoras Alternativas, no dia 26 de março, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados para esse painel: Eduardo Iha, diretor de negócios da WND; Luis Viola, diretor de tecnologia da Abinc; e José Gontijo, diretor do departamento de inovação digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O seminário contará também com painéis e palestras sobre MVNOs, operadoras de Wi-Fi, uso de 700 MHz pelas Forças Armadas e até redes sem fio montadas do alto de balões. Alguns dos outros palestrantes confirmados são Cristiano Barata Morbach, vice-presidente de canais dos Correios; Jonas Trunk, presidente da Linktel; Nuno Simões, diretor sênior de IoT para a América Latina da Qualcomm; Olinto Santana, CEO da Movttel; Rodrigo Duclos, Chief Digital Officer da Claro; Tomás Fuchs, presidente da Datora; Wagner Sansevero, CEO da Wi-Fi Legal; e o general Antonino dos Santos Guerra Neto, do Exército Brasileiro.

O Fórum de Operadoras Alternativas é organizado por Mobile Time e Teletime. Ingressos podem ser comprados através do telefone/WhatsApp 11-3138-4621, pelo email eventos@mobiletime.com.br ou pela plataforma on-line Sympla.

A programação atualizada está disponível no site www.operadorasalternativas.com.br

Login