Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAconteceJogando Verde: o game dos elementos

Jogando Verde: o game dos elementos

 

Projeto envolve gamificação de educação ambiental através de atividades na área de Mata Atlântica

Ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado de forma divertida e descontraída.

A Eloin, uma empresa especializada em roteiros e projetos pedagógicos, atua diariamente em projetos voltados a educação pela experimentação, elaborou um conceito que traz estes três elementos como disparadores e norteadores da experiência dentro do Projeto Jogando Verde, desenvolvido atualmente no complexo de lazer e Parque Aquático Magic City. 

O bioma Mata Atlântica representa uma biodiversidade exuberante que se formou em função da integração dos elementos ar, água e terra. A escolha de criar um game para esta experiência favorecerá o envolvimento, interatividade, integração e engajamento dos participantes, que visam também transformações sociais.

"O conceito de educação pela experimentação é um dos mais difundidos pelo mundo, ele permite a construção de diferentes processos e ações intencionais para a aplicação dos conhecimentos que geram aprendizagens reais e vivenciais a partir da imersão em diferentes espaços”, explica Elisabete da Cruz, especialista em educação transdisciplinar e diretora pedagógica da Eloin Educação pela Experimentação.

“Estamos muito envolvidos na realização do Jogando Verde. Queremos atender escolas de diversas regiões e proporcionar uma experiência inesquecível às crianças, que terão esse contato importante e educacional com a natureza. O lúdico permite o desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real, por meio de desafios e descobertas para alcançar os propósitos desejados.”, explica Claudio Rocha, diretor comercial do Magic City.

O Magic City assumiu totalmente o custo operacional desse projeto pedagógico e portanto, não haverá custos adicionais para as escolas públicas e particulares, somente a necessidade de agendamento prévio e o grupo possuir no mínimo 20 participantes.

Uma das apostas para o século 21 é a gamificação. O termo significa usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas a atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver a criatividade e a autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Login