Você está aqui: HomeEquipe IT PortalAconteceEspanha e Brasil: acordo de cooperação tecnológica

Espanha e Brasil: acordo de cooperação tecnológica

O pano visa parcerias nas áreas de TIC, biotecnologia, energias renováveis e bio combustíveis e permitirá que convênios específicos sejam celebrados diretamente entre instituições de pesquisas dos dois países. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores afirma que "o dinâmico relacionamento entre o Brasil e a Espanha intensifica-se progressivamente, nos campos político, econômico, social, cultural e científico-tecnológico".

Com mais de US$ 30 bilhões, a Espanha se transformou no segundo maior investidor no Brasil, que por sua vez constitui o segundo maior destino dos investimentos espanhóis no mundo.

"A participação espanhola tende eventualmente a ampliar-se à luz das oportunidades criadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há também crescente interesse de empresas brasileiras pelo mercado espanhol e por investimentos na Espanha nos setores siderúrgico e têxtil, entre outros", afirma a Chancelaria.

Os dois ministros aproveitarão o encontro para aprofundar a cooperação trilateral com a Bolívia, a fim de melhorar as infra-estruturas de saneamento básico e água potável do país.